- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Há 338 anos era fundada a Paróquia Nossa Senhora da Piedade
11 de dezembro de 2017 - 06:43, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada na cidade de Lagarto, pertencente a Diocese de Estância, completa nesta segunda-feira (11), 338 anos de criada.
Dotada de um povo de fé fervorosa, Lagarto, desde a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade até os dias atuais, é conhecida no estado por se tratar de uma cidade religiosa, cujo povo, participa intensamente dos atos religiosos que atraem milhares de fiéis, a exemplo da procissão da sexta-feira da Paixão e da procissão da padroeira do município, solenidade celebrada no dia 8 de setembro.
Ao longo dos seus 338anos, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, é destacada por ser um celeiro de vocações, religiosas e sacerdotais, pois, dezenas de lagartenses foram ordenados padres, nas últimas décadas. A paróquia de Lagarto, também tem contribuído com o número de bispo, atualmente, três bispos são de Lagarto, Dom Dulcênio Fontes de Matos (Bispo da diocese de Campina Grande/BA), Dom João José Costa (Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aracaju, sendo o primeiro arcebispo da história de Lagarto), e Dom Mário Rino Sivieri (Bispo de Propríá-/SE, natural da Itália, mas que prestou importantes serviços, nos quase trinta anos.) e que no mês de fevereiro de torna bispo emerito após a posse do novo bispo da diocese de Propría, Dom Mário já anunciou que voltará morar na cidade de Lagarto. Em janeiro, será ordenado o quarto bispo de natural da Terra de Nossa Senhora da Piedade, Pe. Paulo Celso, nomeado pelo Papa Francisco para exercer o ministério como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
Durante a sua história, diversos eventos foram e estão sendo realizados, merecem destaques: o Congresso Eucarístico Diocesano, realizado no ano de 1979, por ocasião dos 300 anos da paróquia, quando mobilizou fiéis, sob as orientações do Concílio Vaticano II, ficando portanto, na memória daqueles que organizaram e participaram.
As tradicionais quermesses sempre realizadas nos mês de agosto, o Cristo Vive, evento criado para atrair a juventude e que já faz parte do calendários de festas de Lagarto. Esses são alguns dos grandes eventos organizados e realizados pelos movimentos e pastorais.
Atualmente a paróquia é administrada pela Pe. Valmir Soares (pároco), que no inicío deste ano assumiu os trabalhos em Lagarto apos a saída do Pe. José Raimundo Soares Diniz.
Há dois anos foi lançado o primeiro livro sobre a tricentenária paróquia de Lagarto, de autoria do idealizador e diretor deste Portal, Alexandre Fontes. clique aqui.