Atendimento transfusional no HU de Lagarto é tema de reunião

2 de junho de 2018 - 05:00, por Marcos Peris

Gestores da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estiveram reunidos na última quarta-feira, 30, para tratar de procedimentos administrativos relativos à dispensação de sangue e hemocomponentes para o atendimento transfusional no Hospital Universitário de Lagarto. Desde o ano passado que a unidade hospitalar passou a ser gerenciada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), através de contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Foto divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Foto divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Durante o encontro, os gestores abordaram dois pontos para funcionamento da Agência Transfusional (AT), como a questão dos recursos humanos, estoque e distribuição de componentes do sangue necessários para atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos na unidade hospitalar.

Na ocasião a diretora Administrativa Financeira da Fundação Parreiras Horta, Izabela Betânia Barros de Araújo Dantas, e o superintendente do Hemose, Sergio Costa Viana, confirmaram a manutenção dos serviços prestados pela unidade ao hospital de Lagarto. “Esse momento discutimos os ajustes que serão necessários realizar na Agência transfusional, em função da logística operacional para a realização dos testes laboratoriais necessários para a transfusão do sangue”, disse Viana.

Dentre os pontos acordados ficou definido que durante este ano os funcionários que estão lotados AT e que pertencem ao quadro funcional da FSPH serão substituídos de forma paulatina pelos funcionários da Ebserh. “A mudança seguirá um cronograma para que não haja descontinuidade das atividades e também contará com treinamentos que serão realizados pela gerência da Hemorrede de Sergipe”, detalhou a gestora do serviço, Mariamalia Newton Andrade.

Já em relação ao estoque e distribuição de hemocomponentes foi acordado entre os gestores que a liberação de sangue cumprirá a demanda do hospital e a disponibilidade do hemocentro. “A
Hemorrede continuará realizando suas responsabilidades técnicas de supervisão dos serviços, capacitações e assessoria hemoterápica, visando a qualidade dos serviços prestados à população”, confirmou Mariamalia.
Ao final o superintende do Hospital Universitário de Lagarto, Valter Joviniano de Santana Filho, avaliou o encontro como satisfatório. “A proposta dessa reunião foi discutirmos o planejamento e a reestruturação da agência transfusional que abastece de sangue o hospital de Lagarto e outras unidade da região. A partir desse encontro iremos fortalecer a unidade com informatização dos processos para o fortalecimento de  toda a rede”, salientou.
A reunião contou ainda com as participações da coordenadora de Gestão do Trabalho da Fundação Parreiras Horta, Tatiana Silva Santos, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hospital Evelyn Oliveira e a deputada estadual, Goretti Reis.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br