Sem solução, problemas do Mercado Municipal de Lagarto se acumulam

29 de maio de 2018 - 05:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Após seis meses de funcionamento, o Mercado Municipal de Lagarto, inaugurado em dezembro 2016 pelo Governo do Estado e aberto em dezembro de 2017 pela Prefeitura de Lagarto, já começa a apresentar problemas corriqueiros de todo e qualquer prédio público utilizado por uma gama de pessoas. Mas a ausência de uma empresa administradora para gerir o espaço tem feito com que simples problemas se tornem numa famosa bola de neve.

Problemas com iluminação deixa algumas bancas no escuro

Problemas com iluminação deixa algumas bancas no escuro

Segundo José Paulo dos Anjos, presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Lagarto (ACMML), os principais problemas enfrentados no espaço estão ligados à iluminação, devido a queima de mais de 40 lampadas florescentes, à falta de acessibilidade, graças a ocupação dos corredores por bancas de produtos, falta de sinalização no estacionamento para idosos e deficientes físicos, bem como da ausência de piso tátil em uma rampa de acesso a área das verduras.

Tanto é que de acordo com Adonis Melo, comerciante de frutas e verduras, semanalmente são registradas entre duas a três quedas de pessoas das mais variadas idades. “Entre dezembro e janeiro do ano passado, logo quando abriu o mercado, uma senhora caiu nela e teve que ser removida pelo Samu”, acrescentou o comerciante.

Rampa registra entre duas e três quedas por semana segundo comerciantes

Rampa registra entre duas e três quedas por semana, segundo comerciantes

“Nós estamos enfrentando uma série de problemas que se não forem solucionados será igual um avião que as pessoas só dizem: caiu! Mas ali é falta de manutenção, como no nosso mercado, porque aparece uma coisinha e ninguém conserta, aparece outra e ninguém conserta”, argumentou José Paulo lembrando que o espaço necessita de um melhor serviço de limpeza e que vários órgãos já foram acionados para resolver o problema da acessibilidade da rampa, mas que nada foi feito até então.

Quando o assunto é a ocupação irregular dos corredores do espaço comercial, José Paulo lembrou que tanto a associação, quanto a prefeitura de Lagarto já realizaram campanhas para conscientizar os comerciantes de que a medida fortalece o crime nas dependências do mercado. “Mas parece que teremos que apelar para a justiça, porque todos que estão aqui assinaram um documento informando que não mexeriam na estrutura, mas ela está sendo alterada”, comentou.

Administração de mãos atadas

Após conhecer as dificuldades, a reportagem entrevistou Carlos Kleber Pereira de Santana, popularmente conhecido por Kleber de João Maratá, administrador do espaço indicado pela Prefeitura de Lagarto. Ele informou que a resolução dos problemas ligados a iluminação e acessibilidade é difícil, pois não está sendo cobrada aos comerciantes, por enquanto, a taxa de condomínio, para a manutenção do espaço.

Kleber de João Maratá levará os problemas ao prefeito de Lagarto

Kleber de João Maratá levará os problemas ao prefeito de Lagarto

“Alguns comerciantes sugeriram que nós cobrássemos uma taxa mensal entre R$ 10,00 e R$ 15,00 por banca, para poder ir resolvendo esses problemas pontuais que fossem aparecendo, mas eu não posso fazer isso antes de conversar com o prefeito, já que é ele quem está bancando alguns funcionários. Eu marquei uma conversa com ele para esta terça, mas acredito que se ele não tiver um compromisso muito grande, nós debateremos esses assuntos”, disse o administrador acrescentando que uma quantia superior a 2,5 mil resolveria tais problemas.

Em relação a acessibilidade dos corredores, Kleber de João Maratá afirmou que várias ações já foram realizadas, tanto que alguns recuaram, mas para ele a ocupação indevida decorre da cultura dos comerciantes. “Alguns dizem que é porque a banca fica distante e esconde os produtos. […] Mas é uma coisa cultural, eles acham que é como se fosse uma competição de como demonstrar mais o produto”, argumenta.

SEMOP diz que sinalizará estacionamento hoje

Um dos problemas citados pela associação dos comerciantes do mercado é a falta de sinalização para idosos e portadores de deficientes já no estacionamento do espaço comercial. Mas, ao Lagarto Notícias, Adelson Ribeiro, secretário Municipal da Ordem Pública, assegurou que toda a sinalização seria colocada nesta terça-feira (29).

“São tantas coisas para resolver que nós acabamos nos esquecendo, mas nesta terça todas as placas de sinalização do estacionamento serão colocadas. Esse é um problema simples que já vinha sendo discutido e requerido nos últimos dias”, afirmou Ribeiro.

Comerciantes querem gerir o mercado

Como ainda não foi publicado o edital de concorrência para uma empresa administrar o Mercado Municipal de Lagarto, José Paulo informou que a associação dos comerciantes o pretendem gerir o espaço comercial, para diminuir os custos da permanência dos comerciantes no local.

“Nós já preparamos todos os documentos para participarmos da seleção, pois queremos fazer com que o lucro que uma empresa teria seja revertido na manutenção do mercado, ou melhor, na taxa de condomínio, o que diminuiria os custos dos comerciantes”, disse o presidente da ACMML.

Entretanto, segundo o Secretário Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Flamarion Déda, a publicação do edital de concorrência para a seleção de uma empresa administradora ainda não foi definido pela prefeitura. Segundo ele, espera-se que sejam concluídas as licitações dos boxes, que estão em sua terceira rodada, para depois publicar o edital de concorrência.

 

 

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br