- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
TRE/SE aponta caminhos para àqueles que não conseguiram regularizar o título de eleitor
18 de maio de 2018 - 05:16, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Como é de costume muitos brasileiros deixam a resolução das suas pendências e obrigações para a última hora, mas nem sempre isso dá certo. Em Sergipe, por exemplo, mais de 20 mil eleitores tiveram os seus respectivos títulos cancelados. Mas, calma! Esta medida somente é válida para quem deixou de votar por três vezes consecutivas e não apresentou justificativas.
Mas para o eleitor que deixou de votar em um ou dois turnos, embora possa votar, continua com pendência perante a Justiça Eleitoral, ou seja, não tem a quitação eleitoral. Entretanto, o mesmo pode regularizar a sua situação ainda que o período já esteja encerrado.
“Mesmo com o cadastro fechado, o eleitor pode comparecer ao cartório eleitoral e, conforme a situação, obterá uma certidão circunstanciada, válida por tempo determinado, o que o deixa quite até a reabertura do cadastro”, esclarece o TRE/SE.
Já para quem mudou de domicílio eleitoral e não solicitou transferência à Justiça, o procedimento é justificar o voto em qualquer seção eleitoral, caso esteja fora do município em que vota no dia da eleição. Segundo o TRE/SE, ela deve ser feita por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral que deve ser preenchido no dia da eleição. “O formulário é disponibilizado gratuitamente em qualquer cartório, nos postos de atendimento ao eleitor ou no site do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe“, acrescenta.
Além disso, o eleitor que desejar a emissão da segunda via do título pode solicitá-la até dez dias antes das eleições de forma gratuita, levando consigo o documento de identidade ao cartório eleitoral.