- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto poderá ganhar mais uma maternidade
15 de maio de 2018 - 21:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Em entrevista concedida ao Portal Lagarto Notícias, a diretora-geral do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Adriana Andrade, confidenciou um dos projetos mais ambiciosos da fundação no município: a implantação de uma maternidade de média e alta complexidade. Segundo ela, “esse é um sonho que o reitor e todos que fazem a UFS têm”.
Questionada os moldes do projeto, Adriana lembrou que já uma maternidade do tipo que foi recentemente inaugurada em Aracaju, mas informou que a instituição está aberta ao recebimento de um outro projeto referente a obra. Entretanto, ela lembrou que para a implantação duas coisas são necessárias: apoio social e financeiro.
“Já existe um projeto que consiste em replicar o que já existe em Aracaju, falta agora convencer a sociedade que este projeto é importante para lutarmos juntos, e conseguir parceiros, a exemplo dos parlamentares que queiram nos ajudar através das emendas parlamentares e do próprio governo federal”, destacou Andrade.
Adriana ainda lembrou que o projeto está na fase inicial, que é a de convencimento social. “Hoje se um bebezinho nasce em Lagarto com um problema de saúde de média ou alta complexidade, ele não pode ser tratado aqui e nem na região, porque não temos esse serviço. Então se conseguirmos centralizar aqui esse tipo de cuidado, desafogaremos o Estado, e assistiremos aquela mãe que não tem condições de se deslocar para Aracaju, porque nem todos têm condições de ficar numa cidade que não é sua”, argumentou a diretora-geral do campus Lagarto.
A unidade materno-infantil da UFS
A Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) recebeu um investimento de cerca de R$ 15,7 milhões, o que possibilitou a conclusão de um prédio com seis pavimentos (6.952m²) e 118 leitos, assim distribuídos: UTI Neonatal (oito leitos), UTI Adulto (oito leitos), UTI Pediátrica (seis leitos), 67 leitos de enfermaria, 21 berços e oito vagas em berçário (Semi-Intensiva), além de cinco salas de parto e seis salas cirúrgicas.