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HUL esclarece caso de paciente que chegou à unidade para atendimento médico
28 de abril de 2018 - 18:45, por Marcos Peris
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), empenhado no propósito que possui de primar sempre pela postura ética dos seus profissionais e pela transparência nas suas comunicações, faz questão de prestar o seguinte esclarecimento, em razão de nota publicada na imprensa local dando conta de que teria existido recusa de atendimento a uma paciente na unidade hospitalar, na última sexta-feira pela manhã:
1. Que o SAMU foi acionado pelos familiares da paciente, orientando-os para que a levassem a uma outra unidade hospitalar, dada a existência de suspeita de gravidez – já que o HUL é especializado em Urgência e Emergência;
2. Que a paciente, ao chegar ao HUL na ambulância da unidade hospitalar de origem, foi verificado que a mesma não estava regulada – a regulação é o procedimento de aviso, obrigatório, que necessariamente deve acontecer entre os hospitais de que está havendo uma transferência, qual é o caso e se a unidade receptora tem condições de atendimento. Fato esse, crucial nesse caso, pois no dado momento a unidade hospitalar se encontrava superlotada;
3. Que a profissional que acompanhou a paciente desde a unidade de origem não aguardou a enfermeira do HUL para passar o caso – como determina o protocolo quando da transferência de pacientes entre unidades hospitalares -, saindo em seguida e deixando a paciente na recepção do HUL;
4. Que o médico plantonista do HUL foi comunicado da chegada da paciente, que por sua vez confirmou não ter sido avisado com antecedência da vinda da usuária – justamente pela inexistência, nesse caso, da regulação entre os hospitais;
5. Que diante dessa situação e considerando que o médico estava em um atendimento de urgência, a recepção do HUL imediatamente comunicou à familiar da paciente que ela seria avaliada logo em seguida;
6. Que ao ser informada, a usuária, por decisão familiar, resolveu procurar outra unidade hospitalar;
7. Enfim, que o Hospital Universitário, em solidariedade à família da paciente e ciente das responsabilidades que possui em prestar um atendimento de qualidade em favor da população de Lagarto e região, lamenta o que aconteceu com a mesma, estando ciente de que em momento algum negligenciou, não foi receptivo ou deixou de prestar atendimento por falta de profissional em suas dependências.
Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS)