- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Prof. Claudefranklin Monteiro toma posse na Academia de Letras Brasil-Suíça
25 de abril de 2018 - 21:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na memorável noite da última terça-feira (24), o historiador Claudefranklin Monteiro tomou posse na Cadeira Número 03, da Academia de Letras Brasil-Suíça, Núcleo Sergipe. A solenidade aconteceu nas dependências do Sesc Hotel, em Aracaju.
Além da sua posse na Academia, Claudefranklin também foi condecorado com a medalha do Mérito Litero-Cultural Euclides da Cunha, no grau de Escritor Imortal. Após a solenidade, Monteiro contou ao Lagarto Notícias que o único sentimento diante destes reconhecimentos é o da gratidão.
“Todo tipo de premiação deve ser encarado como um reconhecimento, como uma expressão das pessoas no sentido delas dizerem que estão atentas ao que você está fazendo. Então mais do que me tornar envaidecido, me sinto grato, porque as pessoas estão reconhecendo e valorizando o trabalho da gente”, disse o historiador.
O reconhecimento dado a Claudefranklin Monteiro ocorreu justamente na noite de implantação do núcleo Sergipe da Academia de Letras Brasil-Suíça. Este é o oitavo núcleo implantado no Brasil, que tem como objetivo estreitar as relações culturais entre o Brasil e a Suíça.
Claudefranklin foi escolhido pelos diversos trabalhos que desenvolveu ao longo da sua carreira, marcada pelo lançamento de seis livros autorais, 20 livros coletivos e a publicação de mais de 300 artigos no ambiente acadêmico e midiático. Tudo isso, sem falar que o mesmo é membro da Academia Lagartense de Letras e coordenador do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras.
Com tantas atribuições, Claudefranklin disse que “a única explicação é Deus. O que nos mantem motivados é ter a oportunidade de poder glorificar o nome de Deus nesses lugares”.
Presenças
Entre as personalidades presentes, o Presidente da ALB-SUIÇA, o Comendador Carlos Ventura, o escritor Ylvange Tavares, Presidente do Núcleo Sergipe, e a Acadêmica Jane Nascimento, no ato, representando a Academia Sergipana de Letras.
Entre os familiares, a sua esposa, a Professora Patrícia Monteiro e o seu primo materno, o Contabilista Alberto Nonato.