- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Câmara de Riachão do Dantas define Comissão do Impeachment de Gerana Costa
19 de abril de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A Câmara Municipal de Riachão do Dantas definiu os três integrantes da comissão do impeachment da prefeita Gerana Costa (AVANTE). O nomes foram definidos em um sorteio realizado após a leitura das denúncias que embasam o pedido de cassação protocolado pelo advogado Carlos Augusto Guimarães Júnior.
A comissão do impeachment será formada por três vereadores, dos quais dois compõem a oposição de Gerana, são eles: Josenilton Conceição (PTC) e Albertino Franco (PROS), eles exercerão respectivamente as funções de presidente e relator. Enquanto que o vereador Eraldo Andrade (PSC), exercerá a função de membro.
Com a definição, a comissão tem até 90 dias para apurar as denúncias e formular o parecer final. Se ela entender que Gerana Costa é culpada, a mesma poderá ser a primeira prefeita da história da política riachãoense a ser impedida de governar o Município. Entretanto, caso o parecer seja pela inocência, o caso é arquivado.
Em entrevista ao Lagarto Notícias, o relator do caso, vereador Albertino Franco, informou que a elaboração do parecer deve ser concluída em menos de 90 dias, uma vez que uma outra Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) já foi aberta para apurar outras denúncias vinculadas a administração Gerana Costa.
Em relação aos efeitos das declarações da prefeita, em que o acusa de negligenciar a segurança pública riachãoense, sobre o seu parecer, Albertino disse que se manterá imparcial. “Nós vamos apurar todas as denúncias. Elas parecem muito consistentes, mas vamos apurá-las dando o direito da ampla defesa para depois formularmos o parecer final”, disse Franco.
A denúncia
O pedido baseia-se em três denúncias que apontam infrações político-administrativas cometidas pela atual gestão. Entre elas está o pagamento de salário a cargos inexistentes, o repasse a menor valor do Duodécimo, o qual pode incorrer no crime de responsabilidade, o mesmo que retirou Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República.
Relembre: Advogado protocola pedido de impeachment contra a prefeita de Riachão do Dantas