- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Monumento em homenagem a Déda será inaugurado na próxima semana em Lagarto
13 de abril de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O monumento alusivo a memória do saudoso ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas (PT), será inaugurado às 16h, da próxima quinta-feira (19). A solenidade faz parte da programação oficial do aniversário de 138 anos da cidade de Lagarto.
A homenagem póstuma, construída pelo artista plástico Bené Santana e custeado pelo Instituto Marcelo Déda, será instalada na frente do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela conta com 9 metros de altura por 2,40 de largura em chapa de Aço Corten com a espessura de 5mm, frente e verso, sobre a base de sustentação de concreto e piso circular em Granito com acesso para pedestres e cadeirantes.
Na parte frontal do monumento, constará uma imagem do homenageado, recortada a laser em chapa de aço Inox de 3mm, sobreposto e fixado com pinos de aço inox com a distância aproximadamente de 15 cm na base de chapa de aço Corten.
Na parte posterior do monumento, será fixado um texto “Sei que hoje não sou apenas um, nem me caibo na solidão do pronome eu. Aqui e agora sou muitos” (citação do homenageado) com letras recortadas em Aço Inox sobreposta e fixada com pinos de aço inox com a distância aproximadamente de 15 cm na chapa Aço Corten.
A base de sustentação interna da estrutura do monumento e o piso circular com o diâmetro de 6 metros será preenchido com concreto com o acabamento de granito. A assinatura do artista e o registro dos patrocinadores com suas respectivas marcas ou brasões, serão fixadas no nível do piso.
Monumento será posto em local estratégico
De acordo com José Carvalho de Menezes, o popular Juquinha do PT, o monumento alusivo ao saudoso petista será posto em um local estratégico, que rememora todas as obras realizadas pelo então governador na cidade de Lagarto.
“Essa é uma homenagem do Instituto Marcelo Déda ao povo de Lagarto, no sentido de reconhecer as obras dele em Lagarto. Por isso, o monumento será instalado na frente da universidade que ele ajudou a instalar, com vista para a rodovia que leva o seu nome e para o Balneário Bica e o Mercado Municipal, que são obras do seu governo”, detalhou Juquinha em recente entrevista ao Lagarto Notícias.
Quem foi Marcelo Déda
Nascido em Simão Dias, Marcelo Déda formou-se em direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ingressou no movimento estudantil, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em Sergipe, foi prefeito de Aracaju (2001 – 2006) e governador de Sergipe por dois mandatos, vindo a falecer no dia 2 de dezembro de 2013.
A frente do poder executivo estadual, Marcelo Déda trouxe para a cidade de Lagarto obras como o Hospital Regional Monsenhor Daltro, as clínicas de saúde da família Dr. Davi Marcos de Lima e José Antônio Maroto, a reforma e ampliação do mercado municipal, além de ter lutado pela interiorização da UFS.