- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias participa de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde em Brasília
5 de abril de 2018 - 08:27, por Marcos Peris
Quatro membros do Conselho Municipal de Saúde de Simão Dias participam entre hoje, quarta-feira (4º) e amanhã, quinta-feira (5) de abril, da 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, em Brasília.
Promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento reúne mais de mil participantes, sendo 32 representantes de Sergipe, com vistas ao debate sobre os rumos do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS) e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para 2019.
Coordenador da Atenção Básica e Conselheiro Municipal de Saúde, Paulo Batista, participa da 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde e questiona tema importante relacionado a Atenção Básica.
“A respeito do financiamento tripartite da Atenção Básica, que atualmente somente o Governo Federal e Municipal participam do financiamento questiono de qual forma o controle social pode colaborar na cobrança a esta contrapartida financeira por parte do Estado”, destaca Paulo Batista.
A plenária em Brasília acontece dentro da programação da Semana da Saúde 2018, uma grande mobilização nacional com ações que ocorrem entre 2 e 8 de abril com o objetivo de valorizar o SUS e fortalecer a luta contra os retrocessos recentes nas políticas de saúde. O momento marca e de luta e celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.
A atividade também consiste na preparação para 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai trazer o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
Nesta quarta também ocorreu a entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) de abaixo-assinado em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como objetivo vetar a Emenda Constitucional 95/2016. A mudança na Constituição é preocupante, pois congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos e já está em vigor desde o início de 2018.
Além de Paulo de Batista, participaram de Simão Dias os Conselheiros Municipais: Franciele Alcântara, Valdirene e Vanderlan Fontes.