- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Após 21 anos, Dom Mário retorna em definitivo para Lagarto
6 de março de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
No último domingo (4), Dom Mário Rino Sivieri, Bispo Emérito da Diocese de Propriá, mudou-se em definitivo para o Município de Lagarto. A chegada do clérigo foi marcada por uma grande celebração composta por Santa Missa e a inauguração da nova residência do bispo, situada na Fazenda da Esperança São Miguel.
A celebração religiosa foi presidida por Dom Mário, que em sua homilia agradeceu aos presentes e a todos que contribuíram e oraram por ele, bem como lembrou brincando do Acidente Vascular Cerebral (AVC) enfrentado nos primeiros dias deste ano. “Não esperava adoecer, porque passei 50 anos sem doença, mas Deus disse que uns dias de UTI não faz mal a ninguém”, brincou.
Dom Mário ainda elencou os motivos que o fizeram escolher Lagarto como sua morada definitiva. “Voltei as origens, voltei a Lagarto por vários motivos: porque tenho amigos, porque posso fazer coisas úteis, porque posso amar. Por isso vim de Propriá, vencendo as exigências do bispo que me queria por lá e também porque estou ficando velho e aqui tem hospitais”, detalhou o clérigo ao acrescentar que somente alguns livros ficaram em sua morada anterior.
Toda a missa foi realizada em clima de família, de amor ao próximo, sinônimos que contribuíram para a fundação das Fazendas da Esperança, a maior comunidade terapêutica da América Latina, com 130 unidades espalhadas pelo mundo. Diante disso, o Frei Hans Stapel e o Nelson Giovanelli, fundadores da obra, simplesmente agradeceram a escolha de Dom Mário pelos dependentes químicos frisando que a casa do bispo nada mais é do que um justo presente.
“O senhor deu muito ao longo da sua vida, agora nada mais que justo lhe darmos este presente”, disse o padre Nelson.
Além disso, fiéis, amigos e autoridades municipais e federais estiveram presentes na solenidade. Entre os homens públicos estavam o deputado federal Fábio Reis (MDB) e o Prefeito Municipal de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), os quais lembraram da influência de Dom Mário em suas vidas.
Para o presidente internacional das Fazendas da Esperança, o padre Luiz, a escolha de Dom Mário representa um novo tempo para a comunidade instalada em Lagarto. “A Fazenda viveu um tempo sem Dom Mário e agora viverá um novo tempo com Dom Mário, esta figura paterna”, destacou.
Após a missa em ação de graças, foi cortada a faixa inaugural da residência do Bispo Emérito, que esteve acompanhado do Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João Costa, e do Arcebispo Emérito Metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa.
Leia também: Dom Mário: “Tenho quase 76 anos e esperava ainda gozar de saúde plena”