- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Projeto Estrela Guia reforça importância do diagnóstico precoce do câncer em Simão Dias
2 de março de 2018 - 09:09, por Marcos Peris
Na manhã desta quinta-feira (1), aconteceu no Auditório Centro de Estudos Marcos Ferreira (Supletivo), a capacitação para o desenvolvimento do Projeto Estrela Guia em Simão Dias.
O projeto do Grupo de Apoio à Crianças com Câncer (GACC) reuniu profissionais da saúde para fazer um alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Em Simão Dias, a iniciativa conta com parceria da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Atenção Básica.
Participaram da ação, o Prefeito Marival Santana, o Secretário de Saúde, Lenivaldo Nunes, a Coordenadora do projeto Estrela Guia, Regimari Dias, o médico Oncologista Venâncio Gumes, médicos, enfermeiros e agentes de saúde.
O Prefeito Marival Santana, discorreu sobre a importância da parceria entre a gestão Cuidando do Nosso Povo e o Grupo de Apoio à Crianças com Câncer (GACC), como forma de diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil.
A Coordenadora do projeto Estrela Guia, Regimari Dias, abordou sobre a implantação de mais uma etapa do projeto em município sergipano.
“Estamos felizes em realizar mais uma ação do projeto e construir esta ponte em mais município. Neste primeiro momento reunimos os profissionais que atuam na saúde para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer. A doença tem cura mas infelizmente percebemos a deficiência da rede. A assistência ao câncer infantojuvenil fica muito à desejar e observamos que muitas crianças já chegam ao GACC com a doença muito avançada. O projeto atua exatamente para diagnosticar e começar logo o tratamento”, explicou Regimari Dias, coordenadora do projeto Estrela Guia.
A segunda etapa do projeto vai levar o consultório móvel para oferecer o serviço. “As crianças que passaram por uma triagem serão atendidas. São crianças que apresentam algum tipo de suspeita. A data da ação ainda será definida. Toda a equipe de atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde, deve estar atenta aos sinas de qualquer suspeita para fazer o diagnóstico precoce para conseguimos alcançar a cura”, reforçou.
Regimari adiantou que o projeto Estrela Guia vai propor ao município a realização de cursos voltados para a oncologia pediátrica. “O GACC não tira a responsabilidade do município mas trabalha em parceria com o poder público. Este primeiro momento foi muito enriquecedor. O consultório móvel vem atender às crianças e o trabalho tem que continuar”.
O médico oncologista Venâncio Gumes ministrou uma palestra sobre o diagnóstico precoce do câncer. “Foi um momento de grande satisfação falar sobre um assunto tão importante e necessário para médicos, enfermeiros e agentes de saúde. É uma das formas de tentar melhorar a atenção às crianças e explicar sobre os níveis de cura da doença para capacitar a equipe que deve ficar atenta aos sinais suspeitos para iniciar imediatamente o diagnóstico. O projeto realizado um trabalho muito importante e é sempre muito bem-vindo”.
Estrela Guia
O projeto foi lançado em setembro de 2017 com o apoio do Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT/SE).
O projeto conta com uma van adaptada com um consultório móvel pediátrico e é direcionado ao diagnóstico precoce de doenças infantojuvenis, que juntamente com a equipe de profissionais de saúde, estarão envolvidos levando aos municípios sergipanos o consultório móvel totalmente equipado, com o atendimento voltado à criança e ao adolescente. (Com informações do GACC)