- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Governador põe fim aos estudos de privatização da Deso
26 de fevereiro de 2018 - 16:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última segunda-feira (26), o Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto (MDB), pôs fim as discussões em torno da privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Uma vez que assinou um oficio estabelecendo o fim dos estudos realizados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que visava a privatização da autarquia.
Durante o evento, o governador classificou o momento como histórico para a sua biografia política e para os 1.711 funcionários concursados e de centenas de prestadores de serviços da empresa. “Tomei uma posição para manter o patrimônio do Estado, dos trabalhadores e da gente sergipana. Com esse ofício, suspendo o contrato e acabo com essa história de estudos e privatização da Deso”, disse o governador.
Vale lembrar que nos últimos meses, ventilava-se nos meios sociais a possibilidade da privatização da estatal, pois decisões do BNDES a respeito da mesma eram tomadas e publicadas. Mas em novembro de 2016, em entrevista ao radialista e deputado estadual, Gilmar Carvalho, o gestor estadual afirmara que não venderia a Deso.
Segundo o presidente da Companhia, Carlos Melo, a decisão do governador foi corajosa, pois a Deso vinha enfrentando problemas financeiros até o ano de 2014, quando registrou um prejuízo de R$ 14 milhões. “Mas já em 2015, fechamos o ano no azul e o governador determinou novos investimentos para podermos ampliar os serviços no interior, no Sertão, levarmos água aos que mais precisam”, acrescentou.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Sergipe – Sindisan, Silvio Sá, a decisão foi mais que um alívio para os servidores da Deso. Tanto que o mesmo informou que no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a categoria irá as ruas para comemorar.