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Contra o analfabetismo funcional, cientista ministra aula para professores de Lagarto
23 de fevereiro de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última quinta-feira (22), Leonor Scliar Cabral, doutora em Linguística pela USP e pós-doutorada pela Universidade de Montreal, Canadá, ministrou uma aula para os professores da rede municipal de ensino de Lagarto. Na ocasião, ela apresentou os fundamentos do ‘Sistema Scliar de Alfabetização’, desenvolvido pela mestra a fim de ajudar a prevenir o analfabetismo funcional.
O método desenvolvido pela cientista-linguística de 89 anos foi elaborado pensando no processo de alfabetizar para o letramento e com o objetivo de fazer com que os alunos obtenham melhores resultados, a partir de um bom trabalho por parte de seus educadores, responsáveis por desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita.
Além disso, o ‘Sistema Sliar de Alfabetização’ possui mecanismo que auxiliam os professores em momentos difíceis. Vale lembrar que a aula ministrada por Leonor Cabral foi dirigida a 50 professores dedicados a alfabetização de crianças jovens e adultos. A ação fez parte das atividades oficiais da ‘Semana pedagógica de Lagarto’.
Leonor Scliar Cabral – além de ser doutora em Linguística pela USP, Professora Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal, foi presidente da Associação Brasileira de Lingüística (Abralin) e da International Society of Applied Psycholinguistics.
Ela também fundou, em 1987, o GT (Grupo de trabalho) de Psicolinguistica da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) e foi a primeira coordenadora deste GT. Atuou como professora da Universidade Federal de Santa Catarina que a tornou Emérita. Leonor ainda atua nos dias de hoje como orientadora de numerosas dissertações de mestrado e teses de doutorado. É pesquisadora 1A do CNPq.
Em sua carreira acadêmica, Leonor publicou artigos no campo da aquisição da linguagem, além de livros, tais como Introdução à Lingüística pela editora Globo, em 1986, e Introdução à Psicolingüística, pela Ática, em 1991. Pela editora Contexto, uma obra relacionada à Abordagem Psicolingüística do Sistema Alfabético do Português do Brasil.
Fonte: Secom/PML