Estudantes participam da III Mostra Afro-Brasileira em Salgado

2 de dezembro de 2015 - 10:56, por Marcos Peris

As ruas e avenidas do município de Salgado foram ocupadas por estudantes, na noite da última segunda-feira, 30. O grande movimento foi dado devido à celebração da III Mostra Afro-Brasileira, em homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

A III mostra Afro-Brasileira é elaborada pela Escola Estadual José Alencar Cardoso que uni com as demais redes de ensino do município para somarem na apresentação do desfile cultural. Para a exibição dos projetos, três escolas da cidade participaram do evento, entre elas, a Escola Municipal Josefa Gonçalves, Escola Estadual Alencar Cardoso e a Joaldo Vieira Barbosa. Cerca de 1.200 alunos participaram do desfile cultural, onde revelaram o significado e valores relacionados à negritude sergipana, por meio das bandeiras, danças, músicas e cores.

O diretor da comissão organizadora do evento, Daniel Lemos explica como foi realizado o treinamento para a apresentação do desfile. “Esse trabalho é realizado nas escolas de uma maneira transversal, onde o tema é abordado, durante todo o ano letivo. Nas escolas, os alunos participam de diversas atividades sobre a cultura afro-brasileira, inclusive, os professores levam como tema nas salas de aulas o porquê da homenagem ao dia 20 de novembro”, comenta.

Evento realizado em Salgado

Evento realizado em Salgado

Escola participante

Escola participante

Desfile pelas principais ruas da cidade

Desfile pelas principais ruas da cidade

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil, o Dia da Consciência Negra que homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. A data é destacada devido à morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica, considerado um símbolo de resistência.

O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil. Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br