- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
No quesito transparência, Câmara Municipal de Lagarto tem nota rebaixada pelo TCE
18 de dezembro de 2017 - 05:00, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Diferentemente das demais câmaras municipais da região Centro-Sul, a Câmara Municipal de Vereadores de Lagarto (CMVL) encerrará o ano tendo a sua nota rebaixada, de 7,9 para 5,9, no quesito transparência. A nota foi divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e dada por auditores da citada corte.
A reportagem tentou obter esclarecimentos relativos ao rebaixamento junto ao presidente do parlamento de Lagarto, Ibrain Monteiro (PTC), mas este não atendeu aos chamados. Mas a transparência da citada Casa de Leis já foi questionada pelos vereadores durante as discussões em torno do pagamento do 13° salário dos vereadores. Naquela ocasião, o vereador José Jenilson da Conceição, o popular JC (PMDB), lembrava que a Câmara estava gastando muito com assessores.
Relembre: Vereadores de Lagarto afirmam que a Câmara já possui quantia para pagar o 13° salário
Entretanto, na direção oposta, as câmaras municipais dos outros quatro municípios da região Centro-Sul apresentaram uma evolução significativa no quesito transparência, entre aquelas com maior nota estão as de Simão Dias (8,9), Tobias Barreto (8,8), Poço Verde (8,5) e Riachão do Dantas, que passou de 0,0 para 6,8.
Segundo o TCE/SE, entre as Câmaras, a média geral de transparência foi de 6,91, com 33 delas alcançando o nível de excelência, 38 o nível satisfatório, três no insatisfatório e apenas uma manteve o nível de transparência inexistente.
A Corte de Contas também informou que o levantamento segue a diretriz da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que entende a Transparência nas contas públicas como um conceito indissociável de qualquer República Democrática de Direito, obrigando prefeitos, governadores e presidentes a disponibilizarem informações, para qualquer cidadão, sobre quanto arrecadam e gastam.