Em nota, Prefeitura de Riachão do Dantas expõe versão sobre polêmica com SBT

1 de dezembro de 2017 - 09:26, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Através de nota à imprensa, a Prefeitura de Riachão do Dantas tenta minimizar a polêmica envolvendo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e a administração municipal.

De acordo com informações, a prefeita Gerana Costa (PTdoB) ingressou na Justiça de Sergipe com um pedido de tutela provisória de urgência para tentar censurar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

A prefeita tentou impedir a veiculação de matéria produzida no município pela equipe do SBT, para o programa de Roberto Cabrini, sob a alegação que a produção mancharia a sua imagem. A Justiça negou o pedido da administradora.

Na nota divulgada pela gestão, a Prefeitura informa que realmente ingressou na Justiça, mas apenas para resguardar o direito a defesa. ‘Quem ler o pedido da Prefeitura, verá que foi solicitado à Justiça que fosse proibida a veiculação de matéria sem que seja dada a oportunidade de defesa e esclarecimentos por parte da gestão’, justifica a gestão.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Riachão do Dantas:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Foi divulgado pela imprensa uma liminar da juíza Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande negando uma Tutela Provisória de Urgência impetrada pela Administração Municipal de Riachão do Dantas contra o SBT. A medida judicial teve somente por objetivo, a proteção e garantia legítima à defesa do Município em qualquer outra matéria que venha ser veiculada por essa emissora de televisão.

Em nenhum momento, a Administração Municipal requereu a proibição da publicação de qualquer matéria sobre Riachão do Dantas, como tem sido divulgado. Quem ler o pedido da Prefeitura, verá que foi solicitado à Justiça que fosse proibida a veiculação de matéria sem que seja dada a oportunidade de defesa e esclarecimentos por parte da gestão. Infelizmente, a imprensa noticiou que o pedido teria sido para “impedir a exibição da imagem da prefeita ou da gestão em qualquer telejornal”, o que não é verdade.

A Prefeitura esclarece que buscou somente uma proteção e garantia à ampla defesa nas próximas reportagens, caso venha a ocorrer como a última exibida no dia 19 de novembro desse ano, pelo programa Conexão Repórter, na qual buscou vincular a imagem do nosso município a situações que correram em outras cidades. Chegou-se ao cúmulo, inclusive, de exibirem escolas, alunos e professores sem que estes sejam da Rede Municipal de ensino de Riachão do Dantas. Ninguém da produção do programa entrou em contato com a prefeita ou qualquer outro representante legal da Administração Municipal, ocorrendo num grave erro de veicular uma reportagem sem nos dar o direito de esclarecimentos e mostrar a verdade.

Por conta disso, a Procuradoria Municipal resolveu ingressar com o pedido de Tutela Antecipada para que, nenhuma outra matéria, seja exibida sem que a Prefeitura tenha o legítimo direito de responder aos questionamentos.

O perfil da prefeita e da sua gestão sempre foi pela defesa da transparência, ética e responsabilidade com o dinheiro público, sem coadunar com qualquer tipo de censura prévia. O SBT ou qualquer outro veículo de comunicação de Sergipe ou do Brasil tem todo o direito de atuar de forma independente e imparcial no município de Riachão do Dantas, mas que seguindo os princípios éticos do bom jornalismo, busque ouvir o outro lado, produzindo uma reportagem esclarecedora e sem sensacionalismo.

Atenciosamente,

PREFEITURA DE RIACHÃO DO DANTAS

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br