- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Enem 2017: Confira algumas dicas do experiente professor Moacir Poconé
31 de outubro de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Nos próximos domingos 5 e 12 de novembro, vestibulandos de todo o Brasil responderão as 90 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tido como a principal porta de acesso as instituições públicas e privadas de ensino superior. O exame é temido por muitos jovens que, diante do sonho de se tornar universitário e da pressão aplicada por familiares e amigos, acabam ficando nervosos e cometendo alguns deslizes que podem ser prejudiciais na hora de responder as questões.
Por isso, que diante da proximidade da aplicação das provas, o Portal Lagarto Notícias entrevistou o professor Moacir Poconé que apresentou algumas dicas para os candidatos inscritos no exame. Segundo o profissional, que trabalha há 21 anos no setor de cursos e concursos, os candidatos devem estudar no máximo até a próxima sexta-feira (3).
Além disso, para esses dias que antecedem ao exame, Poconé falou que os candidatos devem ter cuidado com a alimentação, não ingerindo alimentos e comidas consideradas pesadas. “Também é importante que verifique o material que irá utilizar na hora da prova, sempre atentando-se para as exigências do Enem”, frisou.
Em relação aos estudos, Poconé falou que este é o momento para que os candidatos busquem resolver questões de edições anteriores do Enem, com um foco especial naquelas que mais caíram. “O importante é responder, mesmo que erre”, comentou.
Tema da redação
Ao ser questionado sobre os possíveis temas da redação do Enem 2017, Poconé listou cinco: Índios; Suicídio; Mobilidade Urbana; Envelhecimento da Sociedade (Previdência) e diversidade de gêneros. “O tema geralmente é escolhido em agosto e teve grande repercussão”, acrescentou.
E concluiu: “Na hora de responder ao exame, os candidatos devem se manter calmos. Embora muitos se desesperem devido a pressão, é necessário que eles entendam que o Enem é somente uma prova e que, se não conseguirem a aprovação, haverá outra chance”.
Leia também: Confira algumas dicas de português