- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto apresenta redução de 43,6% em números de homicídios dolosos
30 de outubro de 2017 - 11:01, por Alexandre Fontes
Jornal da Cidade / Edição do Final de Semana
Através de ações planejadas, que são direcionadas com base em levantamentos da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através das polícias Civil e Militar, vem conseguindo índices positivos no combate à criminalidade, com uma redução significativa nos registros de homicídios dolosos. No primeiro semestre Sergipe foi o estado que mais reduziu os casos de homicídios no Nordeste. No geral, de janeiro a setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, a diminuição nos casos de homicídio em Sergipe foi de 16,1%.
Na capital esse índice chegou a 29,2%. Nos bairros Santa Maria e 17 de Março, a queda no número de homicídios foi de 25%, enquanto que na zona norte a marca foi ainda mais significativa, ficando em 43%. Na região metropolitana a redução foi 7,4% e no interior atingiu a marca de 11,9%.
Outro dado a se comemorar é que, na maioria municípios do interior, em especial Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, Lagarto e Canindé do São Francisco, houve uma queda brusca nos casos de homicídios. Em algumas cidades, a exemplo de Graccho Cardoso e Cedro de São João, chegamos ao mês de outubro sem o registro de assassinatos.
Já em Tobias Barreto, até o mês de setembro, a redução no índice de homicídios dolosos em comparação ao mesmo período de 2016 chegou a 72,7%, e o município está há mais de 120 dias sem a ocorrência de assassinatos. Em Canindé do São Francisco a redução foi de 68,8% e em Poço Verde, 81,8%. Em Lagarto esse índice até setembro ficou em 43,6%. A cidade de Itabaiana é outro destaque, com uma redução de 14,9%.
O avanço no combate à violência, principalmente no quesito homicídios dolosos, é fruto dos investimentos e ações do governo do Estado na área da Segurança Pública e do trabalho do Gabinete de Gestão Operacional (GGO), que é composto pelo comando da Polícia Militar, delegada-geral da Polícia Civil e outros gestores relacionados à área. Assim, semanalmente são avaliados e discutidos os dados apresentados pelo Ceacrim e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), proporcionando às forças de segurança dar um direcionamento ao trabalho, com foco aos crimes contra a vida.
Desde o ano passado a Secretaria de Segurança Pública conseguiu estabilizar os registros de homicídios e atingiu uma redução no número de casos de cerca de 12% em comparação ao ano anterior. Agora, a meta da SSP é fechar 2017 com uma redução nos casos de homicídios dolosos em 20%.
NÚMEROS REAIS
Há mais de uma década que a SSP trabalha om a mesma metodologia na coleta de dados sobre casos de homicídios dolosos, o que permite que os números apresentados sejam o reflexo do que acontece diariamente, possibilitando uma avaliação permanente dos dados. O trabalho do Ceacrim começa a partir dos registros do Instituto Médico Legal (IML), que é para onde são encaminhadas as vítimas de mortes violentas.
A partir da triagem das informações do controle de cadáver, com base no boletim de ocorrência, que são checadas com a polícia para confirmar se o caso se trata de homicídio doloso, monta-se a base de dados para que seja elaborada a estatística e verificado o avanço ou a redução nos índices de crimes contra a vida.