- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Papa nomeia sucessor de Dom Mário para diocese de Propriá
25 de outubro de 2017 - 08:33, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comunicou, nessa quarta-feira (25), a nomeação do novo bispo da diocese de Propriá, no Estado de Sergipe. Padre Vitor Agnaldo de Menezes, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Maracá, na Bahia, irá suceder o italiano Dom Mário Rino Sivieri, de 75 anos, que havia pedido renúncia por motivos de idade.
Após pedir a renúncia ao completar 75 anos de idade, o sergipano de todos os italianos, Dom Mário Rino Sivieri, anunciou seu retorno para Lagarto no dia 14 de julho deste ano em um jantar beneficente, realizado no Rotary Club de Lagarto.
“Eu tenho 75 anos, e pelo direito canônico todo Bispo ou pároco que chega a essa idade tem que pedir a renúncia. E eu escolhi Lagarto devido à história que tenho nessa cidade. Foi aqui que passei 29 anos. Nesta cidade, eu puxei a orelha da muita gente, que hoje posso observar que cresceram na vida”, argumentou o Bispo.
Dom Mário chegou a Lagarto no dia 15 de maio de 1961, atendendo ao pedido do então Papa Paulo VI. Foi na cidade berço de Sílvio Romero, que o então Padre Mário desenvolveu atividades educativas, dentro do Colégio Cenecista Laudelino Freire e da Casa Paroquial, e também social sendo o responsável pela fundação de duas unidades da Fazenda da Esperança em Lagarto e uma no município de Gararu.
Trajetória do novo bispo da diocese de Propriá
Nascido em 15 de junho de 1968, na cidade de Curaçá (BA), padre Vitor é formado em Filosofia pelo Institutum Sapientiae, em Anápolis (GO) e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Também tem especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 18 de abril de 1998, na diocese de Jequié, na Bahia. Entre as funções que exerceu estão a de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié (BA); reitor do Seminário Maior Diocesano; diretor Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, de 2006 a 2010; pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Jequié, de 2011 a 2016 e, por último, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Maracás (BA), função que exerce desde agosto de 2016.