- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto registra aumento de mais de 150% em casos de HIV
1 de dezembro de 2015 - 11:25, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Lagarto está entre os municípios do Sergipe que mais registraram casos de Aids em 2015. Entre janeiro e dezembro do corrente ano foram notificados 16 da casos da doença, contra apenas 6 registrados em 2014, em um aumento de mais de 150%.
Os dados são do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Lagarto. No levantamento ainda consta que os anos de 1987 e março de 2015, 101 pacientes foram diagnosticados soros positivos. Deste total, 64 são do sexo masculino e 37 feminino. A faixa etária dos pacientes está acima dos 30 anos, possuem relacionamento fixo e a grande maioria são heterossexual.
Segundo a diretora do CTA, Adriana Prata, os números são vistos com preocupação, contudo a responsável pelo órgão destaca que a unidade de atendimento está estruturada para oferecer todos os serviços de saúde, sendo disponibilizados testes rápidos com entrega imediata, além de outras ações visando a prevenção da doença sexualmente transmissível.
Já para a enfermeira Camila Santana, a preocupação com a Aids no município de Lagarto se deve ao fato do mesmo aparecer na lista dos municípios sergipanos que mais registraram casos da doença, segundo dados da secretaria estadual de Saúde, divulgados no ano passado. Lagarto figura na 4ª colocação em números de casos confirmados.
Dia Mundial
Diante desses números e com foco no dia 1º de dezembro, considerado o Dia Mundial de Combate à AIDS, o CTA realiza uma gama de ações visando esclarecer a população de Lagarto com relação a prevenção da doença.
A programação começa nesta terça-feira (1), com palestra para os alunos do Colégio Abelardo Romero Dantas (Polivante), a partir das 14h. As palestrantes serão a assistente social Adriana Prata e a enfermeira Camila Santana.
Já na quarta-feira (2), será a vez do CAPS Aconchego receber a visita dos técnicos do CTA. No órgão serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de palestras educativas voltadas aos usuários da instituição. Na quinta-feira (3), a programação incluiu a realização de exames na própria sede do CTA, além de panfletagem na porta do referido setor de saúde.
Feira livre
Em parceria com SES (Secretaria de estado da Saúde), que disponibilizou uma unidade móvel, o CTA realiza na quinta-feira (10), na feira livre do município testes voltados a população, sendo previsto o atendimento de 40 a 50 pessoas durante o turno matutino.
Estado
Em Sergipe, o Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que entre 1987 a maio de 2015, foram 4.108 casos notificados da doença. Hoje, 4.372 pessoas vivem com HIV/Aids no território sergipano.
O país registra 734 mil pessoas com o vírus HIV, 417 mil usando os medicamentos antirretrovirais, 167 mil sabendo que possuem a doença, mas sem realizar o devido tratamento, e outras 150 mil pessoas que possuem o HIV e não sabem.
CDA / Lagarto
O Centro de Testagem e Aconselhamento fica localizado na Avenida Contorno, 1155, 1º andar (Centro de Especialidades Municipal). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e de 14 às 17h.