- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Eleições OAB/SE : “Nós dissemos não ao terceiro mandato”, enfatiza Rose Morais
26 de novembro de 2015 - 00:48, por Alexandre Fontes
Candidata à presidência da Ordem, a advogada trabalhista diz que as a alternância de poder é salutar.
Rose Morais, candidata à presidência da OAB, vem destacando durante a sua campanha ser imprescindível a alternância de nomes que presidam a casa. Para ela, a proposta de um terceiro mandato, além de uma afronta à democracia, afirma que a instituição pertence a um dono. O pleito, que acontece no próximo dia 27, tem três chapas na disputa para o triênio 2016-2018.
“Um dos meus opositores já esteve por duas vezes à frente da OAB, e já está há 18 anos integrando a Ordem. Será que só agora vai fazer tudo o que está prometendo? Será que só há um nome na advocacia sergipana capaz de presidir essa instituição?”, questiona Rose, que é advogada trabalhista há 14 anos.
A chapa A OAB Somos Todos, encabeçada por Rose, é composta por muitos advogados que nunca integraram a Ordem. “Nós entendemos como renovação a alternância de poder e isso é imprescindível para democracia. É importante que a Ordem possa se oxigenar, ter novos atores para contribuir com a nossa instituição. Por isso, já assumi o compromisso de presidir a OAB por um único mandato”, disse. Se eleita, Rose será a primeira mulher a presidir a seccional Sergipe.
Outro ponto destacado pela candidata é o fato de que a OAB precisa ser apartidária. “Diferente dos meus opositores, que são profundamente ligados a partidos políticos – um deles, inclusive, já foi pré-candidato a prefeito de Aracaju e o outro foi candidato a senador -, nunca fui filiada a partidos políticos e nunca serei. O presidente da OAB não pode estar atrelado a qualquer partido, pois é preciso ter independência para enfrentar qualquer grupo quando os interesses desses confrontarem com os interesses da advocacia”.
Propostas
Para o triênio 2016-2018, Rose apresenta como suas principais propostas a criação da Procuradoria de Prerrogativas. “Sou advogada militante, realizo audiências todos os dias, e entendo que é preciso profissionalizar a defesa das prerrogativas. Essa é a função primordial da OAB e um dos grandes compromissos da nossa chapa”, afirmou.
Além disso, Rose garantirá a destinação de 5% das anuidades para a Escola Superior de Advocacia. “Essa gestão já ofertou curso para cerca de 2500 advogados. No entanto, queremos avançar mais. Vamos garantir formação continuada para conseguir ter mais valorização profissional”.
Outro compromisso firmado é a revisão do desconto progressivo da anuidade. “Aumentaremos o desconto progressivo da anuidade para jovens advogados, substituindo o marco inicial da colação de grau pela inscrição da ordem”.