Procissão de Nossa Senhora da Piedade torna-se patrimônio cultural de Lagarto

18 de setembro de 2017 - 05:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

É bem verdade que esta semana foi de muita festa para a vida cultural de Lagarto, com a instituição do Dia Municipal da Poesia, em homenagem ao poeta natural de Lagarto, Assuero Cardoso. Mas também foi no corrente período que a Igreja Católica em Lagarto recebeu um grande reconhecimento do poder público municipal com o reconhecimento da Procissão Religiosa de Nossa Senhora da Piedade como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Lagarto, propositura de autoria do ex-vereador Itamar Santana (PPS).

Procissão religiosa foi reconhecida através da Lei n° 755/2017

Procissão religiosa foi reconhecida através da Lei Municipal n° 755/2017

Realizada anualmente no dia 08 de setembro, a procissão religiosa de Nossa Senhora da Piedade faz parte do calendário festivo de Lagarto, além de representar o ápice e o encerramento da festa da padroeira.  Para o padre Elesandro Souza, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, o reconhecimento dado pelo poder público é mais que significativo para a igreja no município.

“Um dos conceitos de cultura é produção humana no tempo, e, a partir disso, vemos que a nossa igreja é tricentenária e está ligada com o nascimento da cidade de Lagarto, através desse amor a Nossa Senhora da Piedade. Por isso, acho que é um momento muito oportuno para dar graças a Deus por esse reconhecimento que é também pelo que a Virgem Piedade já fez pelo povo de Lagarto”, comentou o vigário paroquial.

Pe. Elesandro comemorou o reconhecimento dado ao ato religioso

Pe. Elesandro comemorou o reconhecimento dado ao ato religioso

Ainda em entrevista, o Pe. Elesandro lembrou que a procissão de Nossa Senhora da Piedade é o principal evento para os católicos de Lagarto. “Essa procissão nos ajuda a continuar voando firme com o senhor. Tem pessoas que não vêm para a missa, por exemplo, mas a procissão não pode perder. Embora a gente saiba que a procissão mais importante é a de Corpus Christi, muitos católicos vêm para a festa da padroeira, mas não vai para a procissão de Corpus Christi”, destacou o padre Elesandro.

Para o historiador Alexandre Fontes, autor do livro Nossa Senhora da Piedade do Lagarto – Uma devoção tricentenária”, a devoção a Virgem Piedade surgiu no período de colonização da cidade de Lagarto. “Nos primeiros momentos da colonização lagartense, ocorrida no povoado Santo Antônio, houve um surto de varíola, e os sobreviventes rogaram a Nossa Senhora da Piedade para que a doença fosse extinta”, relembrou Fontes.

Já para o historiador Claudefranklin Monteiro, autor do livro “Contradições da Romanização da Igreja no Brasil – A Festa de São Benedito em Lagarto (1771-1928)” a devoção do povo lagartense a Nossa Senhora da Piedade é anterior ao processo de Romanização da Igreja Católica em Lagarto, medida que tornou a instituição menos popular e mais clerical, o que tornou a devoção ainda mais intensa em substituição a outras que haviam ganhado fôlego, a exemplo daquela à São Benedito.

 

 

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br