- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Seed promove aulão para internos do presidio de Tobias Barreto
24 de novembro de 2015 - 10:03, por Marcos Peris
Preocupada com a garantia de ressocialização dos detentos do sistema prisional, a secretaria de estado da Educação (Seed) iniciou na última segunda-feira, 23, uma série de aulões de revisão para os internos que farão o Enem, nos dias 1º e 2 de dezembro, e o Supletivo, no período de 24 a 27 de novembro.
A iniciativa veio da parceria entre a Seed e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), com o objetivo de promover a educação e a ressocialização dos detentos. De acordo com o coordenador de Educação do Sistema Prisional, Genaldo Freitas Lima, o aulão é o primeiro passo para isso. Na manhã da segunda-feira, a revisão aconteceu no presídio regional Juiz Manoel Barbosa de Souza, em Tobias Barreto.
“Um exemplo básico dessa vontade de mudar é que o Enem e o supletivo, neste ano, inscreveram três vezes mais pessoas do que no ano passado. Estamos fazendo uma força tarefa entre Seed e Sejuc para que as coisas realmente aconteçam. Durante o período letivo do ano que vem, 2016, iremos intensificar ainda mais os aulões”, disse.
Revisões
No presídio regional Juiz Manoel Barbosa de Souza, em Tobias Barreto, os internos tiveram aulas das disciplinas básicas: matemática, português, redação, geografia e história. Com material didático distribuído pela coordenação do Pré-Universitário, eles assistiram às aulas atentamente e com bastante interesse.
Segundo o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Fábio Leite, os internos já têm aulas com professores de algumas escolas da EJA, mas esses aulões são uma iniciativa inédita. “Essa é mais uma inovação da gestão do secretário Jorge Carvalho, de levar uma educação de qualidade e mostrar que os internos também fazem parte da sociedade. É bonito ver o governo fazer isso”.
Um dos mais interessados nas aulas foi o interno J.K.O., que falou sobre a satisfação em estar tendo essas revisões. “Isso traz uma oportunidade de, efetivamente, nos colocar no patamar de ressocialização de todos nós que cometemos algum delito e estamos à margem da sociedade. Através desse aulão nós temos a oportunidade de recomeçar e voltar ao convívio social de forma mais racional possível”, afirmou.
A coordenadora do Pré-Universitário, Laila Gardênia, falou para os internos incentivando-os aos estudos. “Todos vocês podem, então estudem. Sintam-se motivados, porque se vocês persistirem, irão atingir os seus objetivos”, disse.
O vice-diretor do presídio, Vanilson Soares Barbosa, afirmou que “a Seed está de parabéns por estar trazendo professores para fazer essa aula de reforço que antecede o Enem. O interno percebe que o Estado se preocupa com o retorno dele à sociedade. Sabemos que a ressocialização começa através da educação”.