- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
“O Brasil também quer ser exportador de conhecimento”, declara Lula ao receber título da UFS em Lagarto
21 de agosto de 2017 - 15:19, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na manhã desta segunda-feira (21), o Centro de Vivência do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi tomado por uma onda vermelha, composta por estudantes, simpatizantes, militantes e autoridades educacionais e políticas, que prestigiaram a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFS em março de 2013, e somente foi entregue hoje devido a disponibilidade na agenda do petista.
“O magnífico reitor concede esse título para pessoas que contribuíram de certa forma para o crescimento da universidade, e o ex-presidente Lula foi um dos principais responsáveis para que existisse o campus Lagarto, por exemplo. Por isso que a concessão desse título é justificável, porque ele contribuiu diretamente para o crescimento da nossa universidade”, destacou a diretora-pedagógica do campus Lagarto, Adriana Andrade, ao lembrar das críticas feitas a entrega do título ao ex-presidente.
Durante a solenidade, membros do Conselho Superior da UFS – que puderam fazer o uso da palavra – relembraram os esforços do então presidente Lula no tocante as políticas públicas desenvolvidas no seu governo, em prol da universalização e expansão do ensino público superior, do Fies, do ProUni e, principalmente, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni).
“Não temos como comparar a Universidade Federal de Sergipe antes e depois do Reuni, porque foi depois desse programa que passamos a ter mais de 30 mil alunos, e a ir para o interior de Sergipe fazer aquilo que melhor sabemos fazer. O senhor quebrou paradigmas, levou o campus saúde para o interior e tornou a nossa instituição mais presente dentro da sociedade”, discursou o reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli.
Após os discursos, as vestes tradicionais de um doutor adornaram o traje negro usado pelo ex-presidente, que em seguida tornou-se oficialmente Doutor Honoris Causa pela UFS, podendo gozar de todos as prerrogativas inerentes ao título. Em seu discurso, Luiz Inácio dedicou a honraria aos lutadores e defensores da educação pública de qualidade e aos saudosos ex-governador Marcelo Déda e ex-senador José Eduardo Dutra, ambos do PT. Além disso, o petista falou das medidas tomadas pelo Governo Temer, e destacou a importância do investimento em educação.
“Muitas universidades enfrentam dificuldades porque parte da elite brasileira não quer que o pobre tenha acesso a universidade… Para os que querem desmantelar o Fies e o ProUni, digo que o investimento em educação é um grande investimento, porque o Brasil não quer ser somente exportador de minério de ferro e soja, nós também queremos ser exportador de conhecimento porque isso acrescenta valor agregado naquilo que produzimos”, argumentou o ex-presidente Lula.
Ainda na cerimônia, a reportagem conversou com alguns alunos do campus que destacaram a importância da concessão do título ao ex-presidente do Brasil. “Como morador de Lagarto e aluno deste campus, acredito que Lula e Marcelo Déda são homens que devem ter o seu nome lembrado aqui na cidade”, comentou Marcel Monteiro, estudante do 4° ciclo do curso de nutrição.