- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Rusel Barroso: “Nossa meta prioritária é o ensino presencial de qualidade”
17 de agosto de 2017 - 10:25, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Confira a entrevista com o vice-reitor do Centro Acadêmico da Ages (UniAges). No bate papo o Prof. Rusel Barroso destaca a chegada da Ages ao município de Lagarto.
PLN: Quem é o Prof. Rusel Barroso?
RB: Um cidadão enamorado pela educação, admirador de grandes projetos, amante de sua família, alguém que não se cansa de aprender e de fazer amigos.
PLN: Em poucas palavras, o que lhe fez dedicar sua vida acadêmica, em especial, ao mundo das letras e da literatura? Como avalia suas contribuições para essa área?
RB: Sempre fui admirador de idiomas. Iniciei os estudos voltados a essa área aos 15 anos de idade. Formando professores de língua inglesa para a região, a partir da década de 80, através da OACI Idiomas, fui convidado a lecionar na Faculdade AGES de Paripiranga, logo que foi implantada. Nessa instituição, em sintonia à primeira vista, compreendi que poderia contribuir, ainda mais, em prol da educação. Tornei-me auxiliar do visionário Prof. José Wilson dos Santos, que me confiou as funções de coordenador, diretor adjunto e, por conseguinte, vice-reitor. Graças ao trabalho dedicado e ao apoio desse grande amigo, sinto-me honrado em poder me somar, como membro ageano, para o desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida das pessoas através da educação.
PLN: Por muitos anos, o senhor foi professor. A partir de sua experiência, como melhorar a qualidade do ensino, principalmente o público?
RB: O grande desafio é incentivar os professores, proporcionando-lhes uma melhor formação continuada, salários dignos para que se sintam valorizados, condições adequadas para realização de um bom trabalho, além do estímulo para o uso de novas tecnologias, itens que contribuirão para superar o grande desafio de receber o aluno e fazer com que permaneça na escola.
PLN: Ocupando sempre uma posição de destaque no mundo acadêmico, o senhor foi alçado ao cargo de vice-reitor do Centro Universitário AGES. Diante disso, o que fez a respectiva universidade voltar seus olhos para Lagarto e o que a população pode esperar da mesma?
RB: Entre inúmeros motivos, os anos de parceria, o acolhimento que a população tem dado aos nossos projetos, o apoio da sociedade, do poder público e dos empresários, a tradição cultural lagartense. A comunidade pode estar certa de que recebe uma instituição que valoriza, sobretudo, os princípios éticos, a legalidade, o trabalho sério, com cursos presenciais da mais alta qualidade, o que pode ser comprovado pelos alunos egressos que hoje ocupam posições de relevo através de concursos públicos e outros processos seletivos para o mercado de trabalho.
PLN: Como se deu a escolha dos cursos a serem ministrados em Lagarto?
RB: Foi realizada uma pesquisa no município e adjacências, em que a população pode falar das necessidades da região e aspirações profissionais. Observamos, principalmente, que precisamos contribuir para os projetos de modernização das cidades através da engenharia civil e da arquitetura e urbanismo, ampliar o processo de humanização através da enfermagem e das ciências biológicas, bem como formar melhor os professores para educação básica, através da pedagogia.
PLN: A inauguração do Campus da Faculdade AGES de Lagarto foi adiada por conta das obras, no entanto, já possui vagas em programas como o FIES e o ProUni. Já existe uma data definida para o início das aulas em Lagarto?
RB: As aulas terão início em setembro. Informaremos a data oficial tão logo o Ministro da Educação confirme sua presença para o ato inaugural da Faculdade AGES Campus Lagarto, ato em que almejamos contar com sua participação para que conheça o potencial da AGES e deste município desenvolvimentista.
Com referência às instalações, aguardávamos a ligação da energia elétrica, já realizada. As poucas obras, que ainda restam, não impedem o início das aulas e continuarão em bom ritmo já com a Faculdade em funcionamento.
PLN: O show de inauguração ocorrerá? Serão as mesmas bandas?
RB: Sim, os shows estão confirmados, mas serão realizados na última quinzena de novembro, em consonância com a agenda dos artistas e da Faculdade AGES.
PLN: Qual a marca que a Faculdade AGES pretende trazer para Lagarto?
RB: Em meio aos diferenciais acadêmicos e conceitos referendados pelo MEC, nossa meta prioritária é o ensino presencial de qualidade, com o objetivo de garantir o sucesso dos nossos alunos. Para isso, estaremos reunindo um seleto corpo docente em instalações de alto padrão, como atenção plenamente voltada aos nossos alunos e ao método ativo inovador.
PLN: Mudando de assunto, na condição de autor da propositura de fundação da Academia Lagartense de Letras, qual a avaliação que o senhor faz da atuação desta casa em Lagarto?
RB: Fundamos a Academia Lagartense de Letras no início de 2013 com a participação solidária de 18 membros entusiastas da cultura e de nossa terra. Tive a honra de ter sido seu primeiro presidente e de haver implantado as primeiras ações para ascensão do sodalício, bem como o prazer de ter sido sucedido pelo ilustre professor e advogado Dr. Paulo Andrade Prata, que vem dando continuidade ao nosso trabalho e realizando administração promissora à frente do silogeu, a exemplo da inserção da Academia de Letras Estudantil e da conquista do prédio do Grupo Escolar Sylvio Romero para sede da nossa Academia.
PLN: Aproveitando o ensejo, há alguma parceria a ser desenvolvida pelo UniAGES e a ALL?
RB: Objetivamos a reunirmo-nos com a diretoria e membros da ALL para nos somarmos na promoção de festivais de música, folclore, poesia, caça-talentos, entre outros. Ações que já desenvolvemos no Centro Universitário UniAGES e que pretendemos, em parceria com a ALL, também contemplar o município de Lagarto e região centro-sul.
PLN: Ainda sobre a ALL, o que dizer sobre a outorga do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Lagarto?
RB: Uma agradável surpresa que reitera a credibilidade dos lagartenses à sua Academia, a partir da iniciativa do legislativo municipal através da ação admirável do vereador Itamar Santana.
PLN: Qual mensagem gostaria de deixar para o povo de Lagarto?
RB: Gostaria de agradecer aos lagartenses e estender a minha gratidão àqueles que também adotaram Lagarto como sua terra, pela confiança recebida ao longo de mais de 30 anos na educação pública e privada. E dizer que AGES traz para Lagarto a oportunidade de mudanças, de crescimento e avanço, o que será sentido logo nos primeiros anos de sua implantação. E que contamos com cada um para que possamos expandir o nosso município, pois a AGES chega com o propósito de se somar e multiplicar.