Fazenda Esperança: 25 anos de serviços prestados em Lagarto

17 de novembro de 2015 - 05:50, por Alexandre Fontes

Por Tanuza Oliveira

Maurício Bovo, ex-funcionário de um Banco e ex-universitário, quase perdeu tudo para as drogas. Mas, em 1999, conheceu a Fazenda Esperança de Garanhuns, em Pernambuco, onde teve a chance de retomar a vida. Mais que isso: de ajudar milhares de pessoas a também encontrar esse caminho.

Hoje, ele é coordenador-regional da Fazenda Esperança de Lagarto, criada em 1990, que tem sido, desde então, como o próximo nome diz, a salvação de milhares de pessoas que já passaram por ela. Neste mês, o espaço completa 25 anos de existência e de resistência.

Um dos idealizadores e realizadores de tudo isso é Dom Mario, que se orgulha muito de tudo que o espaço tem proporcionado. “Esta é a terceira Fazenda Esperança do Brasil. Os fundadores do grupo me convidaram para fazer parte dela e, desde então, estamos nessa aventura”, conta Dom Mario.

Dom Mário Rino Sivieri - bispo de Propriá e fundador da Fazenda da Esperança em Lagarto

Dom Mário Rino Sivieri – bispo de Propriá e fundador da Fazenda da Esperança em Lagarto

E uma aventura levada muito a sério: na fazenda masculina há cerca de 40 pessoas, e na feminina, 15. Todas elas passam pelo menos um ano no local, onde a dependência química é tratada através de três pilares.

Quem os explica é o próprio Maurício. “o tripé é formado por trabalho, convivência fraterna e espiritualidade, características que consideramos fundamentais para que eles retomem a vida”, revela o coordenador.

O primeiro passo, no entanto, é a vontade pessoal do dependente. Depois, ele precisa realizar exames médicos que atestem sua saúde física. “Não recebemos quem não quer se tratar por vontade própria. E na Fazenda eles trabalham na horta, no jardim, com artesanato, etc”, conta Maurício.

Essa passa a ser a rotina dos dependentes por, pelo menos, um ano – tempo mínimo para o tratamento completo. “Assim, é possível completar um novo ciclo, com aniversário, Natal.. Tudo novo”, justifica.

Depois disso, os agora ex-dependentes podem ser voluntários nas Fazendas, como Maurício, que já atuou na Fazenda Esperança da Ásia. “Esse é nosso diferencial, ajudar voluntariamente e com nosso exemplo”, afirma.

No entanto, as 107 Fazendas Esperança espalhadas pelo mundo passam pelas mesmas dificuldades, que são, principalmente, financeiras. O outro vilão ainda é o preconceito. “Essa é a nossa principal dificuldade. Mas a maior alegria e realização é vê-los curados”, diz Maurício.

E é para celebrar isso que a Fazenda realizará um dia festivo, no próximo dia 22, quando completa 25 anos. A programação conta com missa, bate-papo entre os ex-dependentes, troca de testemunhos, peça teatral, etc. “É um trabalho muito gratificante, que precisamos celebrar”, comemora Maurício.

As comemorações serão realizadas no próximo domingo (22), em Lagarto

As comemorações serão realizadas no próximo domingo (22), em Lagarto

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br