Governo Federal autoriza distribuição de medicamento para a prevenção ao vírus da Aids

30 de maio de 2017 - 09:00, por Marcos Peris

Na última segunda-feira (29), o Governo Federal autorizou a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) do medicamento antirretroviral Truvada, como medida preventiva aos indivíduos expostos ao maior risco de infecção por HIV. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e o medicamento deve passar a ser distribuído em até 180 dias na rede pública de saúde.

Medicamento será distribuído em 180 dias em 12 capitais brasileiros

Medicamento será distribuído em 180 dias em 12 capitais brasileiros (Foto: reprodução)

Como a estratégia de prevenção consiste no consumo diário do medicamento por pessoas que não têm o virús, mas que estão sob maior exposição a infecção do mesmo, o PrEP deverá ser consumido, em sua maioria, por profissionais do sexo, homossexuais, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e casais sorodiscordantes (apenas um dos parceiros é soropositivo).

Entretanto, outras pessoas poderão fazer uso do medicamento, após ser avaliado por um profissional de saúde, que levará em consideração o comportamento sexual e outros contextos no qual estará inserido o paciente.

O investimento inicial na prevenção será de US$ 1,9 milhão para a aquisição de 2,5 milhões de comprimidos, que deve atender a demanda pelo período de 1 ano. Na América Latina, o Brasil é o primeiro país a adotar a estratégia, já utilizada em países como Estados Unidos, Bélgica, Escócia, Peru e Canadá, onde é comercializada na rede privada, além de França e África do Sul.

Estudos

Evidências científicas disponíveis demonstram que o uso de antirretrovirais pode reduzir o risco de infecção por HIV em mais de 90%, desde que o medicamento seja tomado corretamente, já que a eficácia está diretamente relacionada à adesão. A PrEP, entretanto, não substitui o uso da camisinha.

HIV no Brasil

Dados do último boletim epidemiológico do ministério revelam que 827 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil atualmente. Desse total, 372 mil ainda não estão em tratamento, sendo que 260 mil já sabem que estão infectadas e 112 mil não sabem que têm o vírus.

A Aids, no país, é considerada uma doença estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos para cada 100 mil habitantes. Ainda assim, o número representa cerca de 40 mil novos casos ao ano.

 

Reportagem editada com informações da Agência Brasil*

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br