- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
CRM-SE fará interdição ética no Hospital Regional de Lagarto nesta terça-feira
30 de maio de 2017 - 09:35, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CRM-SE) fará uma interdição ética no Hospital Regional de Lagarto (HRL), às 00h, desta terça-feira (30). De acordo com alguns servidores, um dos motivos é a falta de médicos na unidade.
Segundo o Auto de Interdição da CRM-SE, a ação foi decorrente de vistorias realizadas pelo órgão nos dias 20, 27 e 29 deste mês no HRL. A interdição ética permanecerá até que as determinações exigidas pelo conselho sejam atendidas e uma nova fiscalização as comprovem.
A reportagem ainda não conseguiu estabelecer contato com Hyder Aragão, coordenador de fiscalização do Conselho Regional de Medicina em Sergipe, para obter esclarecimentos sobre o assunto.
Entretanto, em outras interdições éticas realizadas pelo Brasil, como no Hospital Infantil Rodrigues de Aguiar, em João Pessoa-PB, por exemplo, os médicos da respectiva unidade de saúde dedicaram-se, no período da interdição, somente aos pacientes internados no hospital, permanecendo proibidos de receberem novos pacientes.
Segundo os dirigentes interinos do HRL, ainda gerido pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a interdição somente paralisará as atividades médicas dentro da unidade e não lacrará o prédio. Eles também informaram estar aguardando o posicionamento da FHS para poderem se pronunciar sobre o caso.
Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, a reportagem foi informada que o Estado reconhece o problema de escalas médicas no interior do estado, e que este problema coincide com as dificuldades que o Estado tem encontrado para contratar médicos para o interior sergipano. “Nós fechamos as escalas médicas dos últimos dias e estamos trabalhando para fechar todas as escalas até que o processo de federalização seja efetivado naquela unidade”, informou.
De acordo com o Superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Valter Santana,o processo de federalização do HRL ainda não foi concluído devido a impasses referentes aos servidores que na unidade trabalham. Ele também informou que a Ebserh ainda não administra o setor clínico do HRL. “Nós pretendemos convocar os aprovados no concurso em setembro deste ano”, concluiu Santana.