- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Campanha de Vacinação contra o vírus da Gripe enfrenta dificuldades em Lagarto
27 de maio de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última sexta-feira (26), o Ministério da Saúde prorrogou para o dia 9 de junho a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza, responsável pela Gripe. Entretanto, assim como a nível nacional, o Município de Lagarto tem enfrentado dificuldades para atingir a meta de imunização dos grupos prioritários.
De acordo com a Coordenadora Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carla, o Município já imunizou 55% do público alvo da campanha, apesar da resistência dos idosos. “Em Lagarto, a adesão do grupo prioritário está baixa porque somente que não faz parte dessa categoria quer tomar a vacina”, disse Carla.
O grupo prioritário é composto por: gestantes, crianças com idades de seis meses a 5 anos, puérperas, detentos, indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Para combater a rejeição, Ana Carla informou que campanhas estão sendo realizadas através de carros de som, salas de espera e pela imprensa radiofônica de Lagarto.
“Nós recebemos mais de 20 mil doses e esperamos, através de ações fiscalizadoras realizadas pelos agentes de saúde, vacinar todos os integrantes do nosso público alvo. Depois do dia 9, abriremos a vacinação para todos os interessados”, acrescentou a coordenadora epidemiológica de Lagarto.
A nível estadual, o Estado de Sergipe pretende imunizar mais de 420 mil sergipanos. Até a última sexta, apenas 63% do público alvo havia sido imunizado em Sergipe. Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles, as pessoas precisam entender a importância da vacina, que protege contra os três subtipos de gripe: A/H1N1; A/H3N2 e a Influenza B.
Como receber a imunização?
Para ser vacinado, o interessado deve procurar o posto de saúde mais próximo portando o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Se não tiver, a gente faz na hora. O importante é que as pessoas sejam vacinadas”, comentou Ana Carla.