- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Voluntárias de Lagarto estimulam doação regular de sangue
26 de maio de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Na última quinta-feira, 25, a recepção do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) onde é realizado o cadastro para doador de sangue, foi ocupada por mulheres voluntárias do município de Lagarto. O grupo integra a ação social: “Salvar vidas não custa nada”, responsável por iniciativas de mobilização, incentivo e divulgação, dos serviços de doação de sangue e cadastro de medula óssea.
De acordo com Zilda de Lima Santos, que coordena o grupo, a proposta é realizar a manutenção das doações e ampliar o número de pessoas participantes. “Estamos aqui com mais de trinta pessoas, boa parte já é doadora. Cada uma dessas mulheres está comprometida em convidar um novo membro que se interesse em ajudar ao próximo e queira fazer da doação de sangue um hábito”, disse.
Foi o convite para conhecer a doação de sangue que estimulou a viagem de Lagarto até o Hemose em Aracaju para as colegas Liliane Franca de Santana, Ivete Lima de Oliveira Azevedo e Celina Maria de Jesus que doaram sangue pela primeira vez. “Quem nunca doou tem receio mesmo, por isso, temos que colocar de lado todos os medos e ajudar. A doação de sangue é um ato de generosidade, de amor aos nossos irmãos. Todos deveriam praticar”, sugeriu Ivete.
A grande adesão ao movimento solidário da doação de sangue é motivo de satisfação para profissionais do Hemocentro de Sergipe. “Algumas dessas voluntárias doaram pela primeira vez. Existem muitos mitos e informações equivocadas sobre a doação de sangue”, comentou a assistente social Rozeli Dantas ao acrescentar que o trabalho desenvolvido pela equipe de captação visa à sensibilização para esclarecimento e estímulo a pratica da solidariedade. “A doação de sangue é um ato de responsabilidade social e cada um deve refletir sobre esse ato de generosidade”, destacou.