- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Acadêmico da Colônia Treze apresentará projeto pedagógico na Alese
19 de maio de 2017 - 10:25, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na próxima quarta-feira (24), o acadêmico em Engenharia Agronômica José Roberto dos Santos, de 32 anos, apresentará um projeto científico na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A ideia consiste na inclusão dos sistemas de hidroponia e aquaponia no processo pedagógico desenvolvido nas escolas. O projeto já foi apresentado na Câmara Municipal de Lagarto.
Segundo o acadêmico, o projeto se implantado nas escolas culminaria em grandes benefícios no processo de ensino de disciplinas como: biologia, matemática, física e química. Além de desenvolver no ambiente escolar a cultura da economia de água, uma vez que os sistemas de hidroponia e aquaponia – segundo ele – são capazes de economizar 70% e 90% de água, respectivamente.
“O fator crucial deste projeto é relacionar o conhecimento acadêmico com a comunidade escolar, a fim de promover a geração de renda entre as famílias porque eu, por exemplo, produzo 2 mil pés de hortaliças a cada 50 dias. Então imagine os benefícios que estes sistemas podem levar aos pequenos agricultores”
Ainda em entrevista, Roberto lembrou que a ideia de criar um projeto que economizasse água surgiu na academia, mas que foi a sua realidade que influenciou no desenvolvimento da ideia. A menos de uma semana para apresentar o projeto aos parlamentares da Alese, o acadêmico espera beneficiar principalmente as comunidades mais carentes de água.
“Eu trabalho com a hidroponia há cinco anos e com a aquaponia há 1 ano, e sei dos benefícios que esses sistemas trazem. Por isso, espero que após a minha explanação na Alese, os deputados façam este projeto chegar até a região do semiárido e sertão, que são zonas tão carentes de água”, disse Roberto dos Santos.
Foto: Divulgação.