- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Secretário de Saúde de Simão Dias fala sobre a infestação do Aedes no município
18 de maio de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Após a divulgação de dados apontando a situação que Simão Dias enfrenta no tocante a infestação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir doenças como Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, o secretário Municipal de Saúde, Lenivaldo Nunes, prestou alguns esclarecimentos sobre o tema e explanou as dificuldades para combater o citado mosquito no município.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a cidade de Simão Dias apresenta – pelo segundo ano consecutivo – um alto Índice de Infestação Predial do mosquito transmissor da Dengue, 4,60%.
O município já registra 02 casos prováveis de Zika Vírus; 02 casos prováveis de Febre Chikungunya e 07 casos prováveis de Dengue, sendo 01 deles confirmado.
Em entrevista ao Lagarto Notícias, o secretário Lenivaldo Nunes lembrou que o índice de infestação do mosquito já atingiu a casa dos 13% e que o Município vem trabalhando para reduzir o percentual.
“Em 2012, nós registramos uma epidemia de Dengue e de lá para cá temos nos esforçado para combater o mosquito. Por isso, nós contratamos novos agentes comunitários de endemias e recebemos novas bombas pulverizadoras do Ministério da Saúde. Elas chegam onde o carro fumacê não alcança”, anunciou Nunes.
Entretanto, o secretário afirmou que apesar das campanhas de conscientização e do uso dos adesivos nas residências, a maior dificuldade está na entrada dos agentes de saúde nas moradias simãodienses.
“Nós realizamos a conscientização através de carros de som, a Brigada Itinerante sempre vem a Simão Dias com frequência, mas o brasileiro só fecha a porta depois que é roubado. Então se a população não colaborar, não iremos resolver o problema”, argumentou Lenivaldo Nunes ao destacar que o Município permanecerá focado em reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti.