- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Apresentações culturais marcam a inauguração da UBS do povoado Sítio Alto
24 de abril de 2017 - 09:34, por Marcos Peris
Na manhã deste domingo (23), a comunidade Quilombola Sítio Alto ganhou a Unidade Básica de Saúde (UBS), João Silveira Déda Neto.
A abertura da UBS contou com apresentações culturais da referida comunidade, e as presenças de autoridades políticas, profissionais de saúde, lideranças comunitárias e população em geral.
O ato foi iniciado com apresentações do Coral São Francisco de Assis e os grupos de Dança de Roda, Reisado e Preconceito, todos componentes do referido povoado.
A líder comunitária Josefa, conhecida por Finha, falou do desenvolvimento apresentado no povoado. “Hoje, vivemos um novo tempo! O Sítio Alto começou a ser olhado com outros olhos por esta gestão, com a chegada de obras importantes, porém, conquistadas através de muita luta e determinação”, destacou a líder.
Já para Wellington Nascimento, coordenador estadual do Movimento Quilombola, ‘o povoado está de parabéns por receber essa importante obra, que servirá para atender os serviços básicos de saúde. Temos que preservar a cultura Quilombola na comunidade’.
Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Lagarto, Roberto Lacerda, discorreu sobre a parceria da instituição de ensino superior com a comunidade do Sítio Alto, explanando ainda sobre as práticas integrativas desenvolvidas entre ambas.
Representando o homenageado com o nome escolhido para a UBS, a viúva do saudoso João Déda, Leda Costa agradeceu à administração pela escolha do nome para a UBS, bem como destacou o empenho do então parlamentar com o povo do Sítio Alto.
A médica da região, Drª Adriana Leal, fez um breve histórico das dificuldades enfrentadas até à abertura da Unidade Básica. “Desde o início da gestão Cuidando do Nosso Povo que realizo atendimento nesta região. Iniciamos na escola da localidade, logo após mudamos para a igreja evangélica e casas de particulares. Passamos por uma verdadeira peregrinação, mas a partir de hoje teremos um espaço com respeito que o povo merece”, explanou a médica.
O vereador Jorge Lourival, presidente da Câmara de Simão Dias, ‘a obra é importante para o desenvolvimento dessa gente. Na Câmara lutei por melhorias para a comunidade do Sítio Alto, e reconheço que a luta não foi fácil, pois enfrentei muitas barreiras. Só quem precisa de saúde com qualidade sabe a importância desta obra’.
Para Paulo Batista, filho do povoado e coordenador da Atenção Básica do município, a emoção de vê a entrega da obra foi algo inexplicável. “Acompanhei de perto a luta para a implantação da UBS. Sabíamos que a comunidade seria beneficiada com a Unidade, pois de acordo com as normas do Ministério da Saúde, povos Quilombolas tem prioridade. É muito emocionante poder participar dessa inauguração”, falou Paulo Batista.
Outro entusiasta das melhorias na área da saúde, o secretário Lenivaldo Nunes, destacou o processo de reestruturação da saúde simãodiense. “É com muita satisfação que inauguramos mais uma Unidade Básica de Saúde em Simão Dias. Cadastramos 21 UBS e fomos beneficiados com 16. Ficaremos com a melhor estrutura física do estado de Sergipe”, justificou Lenivaldo.
Já para o vice-prefeito Aloízio Viana, ‘o povo do Sítio Alto orgulha o município de Simão Dias. O povo bom do Sítio Alto merece essa e outras inúmeras obras, porque proporcionam cidadania para essa gente’.
O prefeito Marival Santana se mostrou bastante satisfeito com a entrega de mais uma obra. “Uma manhã cheia de muita alegria. Esta obra orgulha muito à gestão, pois promove qualidade de vida para o povo deste povoado e região. Vamos oferecer um atendimento de saúde com qualidade”, concluiu o gestor.
Participaram da inauguração, o prefeito Marival Santana e o vice-prefeito Aloízio Viana, os vereadores Jorge de Lourival e Gilson Vieira, os secretários de Esporte (Matheus Santana), Obras (Teninho), Saúde (Leninho), Inclusão Social (Mônica Matos), Finanças (Vilma Santana) e Agricultura (José Caetano).