- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Câmaras Municipais de Lagarto e região apresentam nível crítico no quesito transparência
31 de março de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Segundo uma avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), as Câmaras Municipais de Vereadores dos municípios de Lagarto,Simão Dias e Poço Verde apresentam um nível crítico no quesito transparência. O balanço também aponta que não há transparências nas casas legislativas de Boquim, Riachão do Dantas e São Domingos.
De acordo com o TCE/SE, a avaliação foi executada através de analises dos portais da transparência das 75 Câmaras espalhadas por Sergipe, e a conclusão do laudo foi que “34 das 75 Câmaras apresentam um nível inexistente de transparência (nota 0,0), tendo em vista que não disponibilizam qualquer informação de transparência na internet. Já outras 34, incluindo a Câmara de Vereadores de Aracaju, apresentam nível crítico (notas entre 0,1 e 3,5), pois as informações de transparência que divulgam na internet são escassas ou desatualizadas, beirando a inexistência”.
O TCE/SE ainda acrescentou que a Câmara Municipal de Tobias Barreto apresentou um nível insatisfatório (notas entre 3,6 e 4,9), pois atendem mais de 35% e menos de 50% dos itens exigidos na métrica Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Na região, apenas o município de Salgado apresentou um nível satisfatório (nota entre 5,0 e 7,0).
Confira a classificação dos demais municípios:
Transparência inexistente (nota 0,0)
Areia Branca, Frei Paulo, Moita Bonita, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Indiaroba, Maruim, Pacatuba, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Muribeca, Telha, Amparo do São Francisco, Aquidabã, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Santana do São Francisco, São Francisco, Tomar do Geru, Arauá, Boquim, Itabaianinha, Macambira, Pedrinhas, Riachão do Dantas, São Domingos, Feira Nova, Malhada dos Bois e Riachuelo.
Nível crítico (notas entre 0,1 e 3,5)
Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’Ajuda, Carira, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Pirambu, Campo do Brito, Carmópolis, Cristinápolis, Estância, General Maynard, Rosário do Catete, Malhador, Brejo Grande, Santa Rosa de Lima, Cumbe, Neópolis, Aracaju, Itabaiana, Pinhão, Poço Verde, Pedra Mole, Lagarto, Simão Dias, Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Capela, Gararu, Graccho Cardoso e Siriri.
Providências adotadas
Em nota, o TCE/SE informou que realizar uma reunião ampla para orientar os presidentes das Câmaras sobre a importância e a necessidade da transparência na gestão pública.