- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hemose leva cadastro de medula óssea para UFS em Lagarto
9 de março de 2017 - 08:58, por Marcos Peris
A equipe de captação de doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) participou de uma reunião nesta quarta-feira (8), para discutir o trabalho cadastro de medula óssea que será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Lagarto. A ação faz parte do ‘Trote do Bem’, organizado pelos calouros residentes multiprofissionais.
O evento está programado para próxima sexta-feira, 10, no horário das 8h30 às 16h, no centro de vivência do campus, com a participação de acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional e nutrição, além do público externo.
De acordo com a gerente de Captação do hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, eventos com a participação de estudantes da área de saúde é uma importante ferramenta de conscientização sobre o serviço. “Durante o Trote do Bem, iremos realizar o cadastro de medula óssea e vamos aproveitar para estimular a doação de sangue. Queremos conscientizar o maior numero possível de futuros profissionais da saúde sobre a importância da colaboração de todos”, disse.
Durante a reunião as residentes de enfermagem, Silvia Caroline Chaves Barbosa de Oliveira e Thaynara Fontes Almeida, responsáveis pela mobilização, receberam orientações para preenchimento da ficha cadastral dos novos candidatos a doador de medula e a coleta da amostra com 5 ml de sangue para o teste de Histocompatibilidade (HLA). “Queremos fazer nossa parte, por isso pensamos em aproveitar esses novos calouros que chegam a universidade para promover um trote do bem com o objetivo de ajudar ao próximo”, ressaltaram.
Para fazer a inscrição no cadastro de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No ato do cadastro o candidato deve apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional e preencher um formulário com seus dados pessoais.