- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Aterrissar
7 de novembro de 2015 - 17:39, por Moacir Poconé
Olá, amigos.
Nessa semana, comentaremos sobre a pronúncia do verbo ATERRISSAR. Nas indicações, teremos um livro da nova Literatura Brasileira e uma série. Boa leitura!
UMA DICA
O verbo ATERRISSAR provoca muita dúvida em sua pronúncia, assim como o substantivo ATERRISSAGEM. É comum as pessoas pronunciarem como se o som de SS fosse com o som de Z, o que não está correto.
Assim, devemos escrever o verbo ATERRISSAR e o substantivo ATERRISSAGEM com SS e obviamente pronunciá-los da mesma forma. Nunca com o som de Z.
Temos como exemplos:
O avião demorou a fazer a ATERRISAGEM.
O avião irá ATERRISSAR no aeroporto de São Paulo.
UM LIVRO
Tratando de um tema bastante delicado, O FILHO ETERNO (Record, 224, páginas, 45 reais), livro do autor catarinense Cristóvão Tezza, mostra a rejeição e dificuldades de um pai em relação a seu filho, que nasce com a síndrome da Down. Numa linguagem muitas vezes dura, todas as descobertas do pai e o surgimento de um sentimento de afeição são descortinados de forma magistral. Um grande exemplo de escritor da nova geração da Literatura Brasileira. A obra foi a grande vencedora do Prêmio Jabuti 2008, na categoria Romance, além de vencer outros diversos prêmios literários.
UMA SÉRIE
De forma bastante original, a série GOTHAM (Fox, 2ª. temporada) mostra as origens do personagem Batman, dando ênfase ao Detetive James Gordon, que mais tarde se tornará o Comissário Gordon. Sendo uma das primeiras séries da nova tendência de trazer às telas de tv seriados com super-heróis, GOTHAM tem na cidade fictícia e o crime organizado o grande cenário para o surgimento de terríveis vilões como o Pinguim e, claro, o adolescente e órfão Bruce Wayne que no futuro será o Batman. Imperdível.
Felicidades e até a próxima semana!
Por Moacir Poconé