- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL já realizou este ano quase 34 mil procedimentos de urgência e emergência
7 de março de 2017 - 11:50, por Marcos Peris
– Meu filho chegou muito mal ao hospital, sendo encaminhado à Área Amarela e, de lá, após avaliação do cirurgião de plantão, seguiu direto para o Centro Cirúrgico. A declaração é da cabeleireira Cleide Santos, de 44 anos, que na última quinta-feira (2) precisou recorrer ao serviço de urgência e emergência do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe.
O filho dela, o vendedor F.S.V., de 21 anos, que reside no povoado Colônia 13, em Lagarto, teve que se submeter a uma cirurgia de emergência, em virtude de uma apendicite. “Aqui dentro não tenho do que reclamar do pessoal da enfermagem e do cirurgião. Tenho mais é que agradecer. Primeiro a Deus e depois ao cirurgião que o atendeu”, ressaltou Cleide Santos, enquanto acompanhava o filho, nesta terça-feira (7), em uma das enfermarias da Clínica Cirúrgica da unidade hospitalar.
Estratégico para a Rede Estadual de Urgência e Emergência, assim como o filho da cabeleireira, o HRL já atendeu nos dois primeiros meses deste ano a quase 9 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), número que praticamente se manteve estável em comparação ao mesmo período de 2016.
O levantamento revela, no entanto, acréscimo de 13% no número de procedimentos de urgência e emergência realizados pelo hospital primeiro bimestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro deste ano, esses procedimentos, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco, totalizaram quase 33.500, enquanto no mesmo período de 2016 somaram pouco mais de 29 mil.
Para o superintendente Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Alves Júnior, o número cada vez maior de pacientes de vários municípios que o HRL recebe diariamente e outros indicadores demonstram a importância que a unidade possui para o SUS.
“São pacientes que, se não fosse a existência do HRL, naturalmente teriam que se deslocar para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. Isso prova o significado que o HRL possui hoje, não apenas para o Centro-Sul do Estado, mas também para toda a rede estadual de urgência e emergência hospitalar e para municípios circunvizinhos da Bahia”, afirma. “Da mesma forma, nossa taxa média mensal de transferência permanece abaixo de 1%, ratificando a resolutividade da unidade”, acrescenta.
Os serviços prestados pelo HRL, atualmente em fase de federalização para transformar-se em hospital universitário, beneficiam usuários do SUS como a dona de casa Milena dos Santos, de 19 anos, e seu filho, H.G.S.O., de 5 meses, internado desde o sábado (4), com quadro de broncopneumonia. “Meu filho chegou aqui com muita falta de ar e tossindo muito, mas já está sendo medicado e se recuperando bem”, conta a dona de casa que, no domingo (5), ao apresentar sintomas semelhantes, acabou recorrendo também de atendimento no HRL.
Outros números
No primeiro bimestre deste ano, o Hospital Regional de Lagarto já ofertou à população usuária do SUS quase 22 mil exames complementares, entre laboratoriais clínicos e por imagem, como radiologias e ultrassonografias. Apenas os laboratoriais somaram mais de 17.600 mil em janeiro e fevereiro deste ano, enquanto os radiológicos chegam a pouco mais de 2.700. No mesmo período, foram realizados ainda 521 eletrocardiogramas (ECG) e209 ultrassonografias.
Referência em ortopedia para a região Centro-Sul, o HRL já realizou este ano quase 130 cirurgias apenas nessa especialidade e ofertou perto de 470 novas internações aos usuários do SUS. Deste total, quase 250 internações foram realizadas na Clínica Médica, 150 em Clínica Cirúrgica e 69 na Pediatria na unidade.
Cobertura
O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
Devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos ou que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. (Fotos: Tito Lívio de Santana e Arquivo/Ascom)