- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Vereador João Pinto participa de reunião com secretário estadual do Meio Ambiente
7 de março de 2017 - 10:16, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Com o intuito de discutir sobre melhorias para o município de Simão Dias, o vereador João Pinto (PDT) esteve reunido na manhã desta segunda-feira (6), com o secretário do Meio Ambiente (Semarh), Olivier Chagas, na sede do órgão estadual.
Acompanhado da deputada estadual Goretti Reis (PMDB), do presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (COOCAMAR), Eduardo Sotero, além do assessor da instituição, Rosimário Dultra, o parlamentar simãodiense buscou junto à secretaria do Meio Ambiente, alternativas viáveis para o desenvolvimento do trabalho dos cooperados em Simão Dias.
Na ocasião, solicitaram apoio da Semarh para a construção de um galpão, com o intuito de dar mais estrutura trabalhista aos cooperados.
“Reunimo-nos hoje com o secretário do Meio Ambiente com o objetivo da cooperativa apresentar algumas reivindicações que servirão para o bom desenvolvimento do trabalho no município”, falou o vereador.
O vereador João Pinto também disse que a COOCAMAR precisa de um veículo para ajudar na coleta seletiva. “Há a necessidade de se trabalhar de forma ágil e segura, num ambiente mais decente”, destacou.
Atento ao pleito, Olivier foi categórico ao colocar a Semarh à disposição para ajudar no que for possível. “Os Consórcios fazem parte do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Vejo algumas soluções para a cooperativa: a primeira é buscar recursos lá fora, já que o governador Jackson Barreto, recentemente, assinou a homologação dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos do Estado (Piers), o que permite a captação de recursos de forma legal. Com isso, poderíamos contabilizar quantas cooperativas existem no Estado, depois fazer uma reunião com todos, inclusive com o Ministério Público, para analisar as formas de captação de recursos. A segunda sugestão para adquirir recursos seria por meio da compensação ambiental. São alternativas que podem dar certo”, sugeriu.
O presidente da Cocamar, Eduardo Santos, disse que a cooperativa precisa de um empurrãozinho para continuar seguindo em frente. “Achei a reunião boa. O secretário nos passou tranquilidade e nos deu esperança em ajudar para que a gente faça um trabalho cada vez melhor, com dignidade e honestidade, para poder seguir em frente”, colocou.
Quando esteve à frente da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Simão Dias, João Pinto contribuiu para a fundação em 2014 da COOCAMAR, responsável por gerar emprego e renda para os simãodienses.
A COOCAMAR, cadastrada entre as cooperativas que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos da região Centro Sul, está localizada no povoado Taboca, e cerca de 20 famílias sobrevivem da reciclagem de metais, plásticos, papelão, dentre outros materiais.