- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL realiza programação especial em comemoração ao Dia da Mulher
6 de março de 2017 - 12:07, por Marcos Peris
Desenvolver atividades socioeducativas, culturais e interativas, além de proporcionar bem-estar físico e mental à mulher trabalhadora, contribuindo para a elevação da autoestima das colaboradoras da unidade. Esses foram alguns dos objetivos da programação especial desenvolvida no último sábado (4), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), no Hospital Regional de Lagarto ‘Monsenhor João Batista Carvalho Daltro’ (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe.
A programação foi organizada pelo núcleo de Serviço Social do HRL, com o apoio do Grupo Bom Pastor, vinculado à Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto. Durante a atividade, foi celebrada Missa em Ação de Graças, pela manhã, além de promovida a distribuição de rosas para as mulheres trabalhadoras da unidade e acompanhantes de pacientes. A cerimônia religiosa foi celebrada pelo padre Valmir Soares.
Além disso, também foi realizado ato de louvor, com música ao som de violão, pelas enfermarias femininas da unidade, e debate sobre a participação da mulher na sociedade. “Com essa programação procuramos proporcionar momentos de interação e valorização da mulher trabalhadora, além de promover a humanização do espaço”, explica a assistente social Adriana Santana Prata. “Além disso, discutimos o papel da mulher na sociedade atual, contribuindo para diminuir o preconceito e a desvalorização da mesma”, acrescentou.
“Essa é uma celebração que nós já desenvolvemos há cinco anos, em parceria com a gestão e o Serviço Social do hospital, sempre em datas especiais, como o Dia da Mulher, com o objetivo de evangelizar e levar também conforto espiritual às pacientes, acompanhantes e colaboradoras da unidade”, ressalta José Luiz Tavares, coordenador do Grupo Bom Pastor.
Para o superintendente do hospital, Oldegar Alves Júnior, a programação desenvolvida no sábado passado ratifica a importância que a mulher tem para a unidade. “A maior parte do nosso quadro profissional é do sexo feminino, desde o pessoal de enfermagem, classe médica, ao de fisioterapia, nutrição e higienização, entre outras categorias”, salienta. Atualmente em torno de 80% da mão de obra do hospital são de mulheres. “Com ações como essas, valorizamos ainda mais a mulher e buscamos reforçar o significado que ela tem como profissional para a instituição”, ressaltou.
Sobre o 8 de Março
O Dia 8 de março foi consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945, como o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de uma homenagem às operarias têxtis norte-americanas que em 1857 organizaram a primeira greve da história, conduzida unicamente por mulheres, as quais reivindicavam a redução da jornada de trabalho sendo reprimidas e foram trancadas na fabrica e queimadas vivas.