- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hemose leva cadastro de medula óssea para Simão Dias
17 de fevereiro de 2017 - 08:58, por Marcos Peris
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) vai realizar uma coleta externa para o cadastro de doadores de medula óssea no município de Simão Dias. A campanha acontece neste sábado (18), das 8h30 às 17h, na praça Barão de Santa Rosa e no Colégio Estadual Fausto Cardoso. A ação integra as atividades do Dia Municipal de Trânsito, Saúde e Cidadania promovido em parceria com as Secretarias de Saúde, Ação Social, Departamento de Transito e Cidadania do município, além de parceiros como a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os detalhes do evento foram discutidos durante uma reunião com a equipe técnica do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, gerente de Captação, e Florita Aquino, gerente de Coleta, e os gestores municipais. “As pessoas precisam estar conscientes sobre a importância do cadastro, pois estarão assumindo um compromisso de fazer a doação da medula óssea, no caso de haver a confirmação da compatibilidade com algum paciente que necessita do transplante”, destacou a assistente social, Rozeli Dantas.
A assistente social alertou, ainda, que em função da compatibilidade genética as chances de encontrar um doador compatível é 1 em 100 mil. “Os dados das pessoas que realizam o cadastro ficam arquivados no banco de dados do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o Redome. Essas informações são cruzadas diariamente com o Rereme, que é o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea”, detalhou.
O secretário da Saúde de Simão Dias, Lenivaldo Nunes Conceição, informou que a proposta da ação é viabilizar o acesso da população aos diversos serviços ofertados pela prefeitura e demais parceiros durante as atividades do Dia Municipal de Trânsito, Saúde e Cidadania. “Ter o Hemose nesse evento é importante para destacar os serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea. Com isso, o município contribui para formação de uma consciência solidária entre a comunidade”, disse.
Cadastro de Medula
Para fazer parte do cadastro de medula óssea é preciso ter entre 18 a 55 anos e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No dia da campanha, o candidato preenche o formulário com dados pessoais em seguida coleta uma amostra com 4 ml de sangue. A amostra é encaminhada para o exame de Histocompatibilidade (HLA) – os testes analisam as características genéticas do cidadão para verificar a compatibilidade entre o doador e o paciente/receptor da medula.