- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL registra aumento nos casos de violência urbana na semana passada
14 de fevereiro de 2017 - 05:32, por Marcos Peris
Por Tito Lívio de Santana
Os casos de violência urbana, relacionados a agressões físicas e ferimentos por armas brancas e de fogo, registraram aumento durante os plantões da semana passada no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe. Entre a segunda-feira (6) e o domingo (12), o Pronto Socorro da unidade atendeu a 1.085 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos.
De acordo com os dados do Sistema de Informatização Integrado do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), nesse período, o HRL atendeu a sete casos de agressões físicas, além duas vítimas de ferimentos por armas brancas (faca, facão, canivete) e mais seis por armas de fogo. O número de pessoas vitimadas pela violência urbana entre os dias 6 e 12 deste mês foi quase 88% maior que o registrado na semana anterior, compreendida entre 30 de janeiro a 5 de fevereiro. Neste período, a unidade havia assistido oito vítimas da violência urbana.
Na semana passada, em comparação à anterior, o número de vítimas de violência do trânsito atendidas na unidade se manteve estável. De acordo com os dados do Hospub, entre os dias 6 e 12 de fevereiro, o serviço de urgência e emergência do HRL assistiu 46 pacientes envolvidos em acidentes motociclísticos, automobilísticos e atropelamentos, o mesmo número registrado no período de 30 de janeiro a 5 de fevereiro.
Entre a segunda-feira (6) e o último domingo passado, somente os acidentes com motos e motonetas representaram em torno de 93% do total de pacientes vitimados pelo trânsito atendidos no Pronto Socorro do HRL. Nesse período, o hospital atendeu 43 vítimas de acidentes motociclísticos, duas de acidentes automobilísticos e mais uma de atropelamento.
Ainda na semana passada, de acordo com os dados do Hospub, ao menos 66 pessoas, vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados, calçadas e escadas, também deram entrada no HRL. Esse número foi inferior ao registrado na semana anterior, compreendida entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, quando o HRL havia atendido a 77 pacientes vitimados por quedas.
Também entre a segunda-feira e o domingo passados, 20 pacientes deram entrada no HRL com traumas diversos, três após sofrerem picadas de animais e três por mordidas de cães. Na última semana, o HRL atendeu ainda 20 pessoas que apresentaram quadro de intoxicação.
Estratégico para a Rede Estadual de Urgência e Emergência, o HRL garante semanalmente assistência a milhares de usuários do SUS. É o caso da garota M.F.S., de 5 anos de idade, internada desde o sábado passado em uma das enfermarias da Pediatria. “Logo quando minha filha chegou fez hemograma, raio-X do pulmão e uma ultrassonografia do abdômen e acusou uma infecção bacteriana no sangue”, conta o pai da menina, o lavrador Adevaldo Ângelo Santos, de 38 anos, que reside no Povoado Quilombo, em Lagarto. “Essa é a primeira vez que minha filha fica internada e até agora o atendimento tem sido bom”, ressaltou.