- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Economia: aumento de 51,7% na energia e de 15% na gasolina
30 de outubro de 2015 - 20:25, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Banco Central do Brasil, o preço da energia elétrica e da gasolina devem subir 51,7% e 15%, respectivamente, ainda em 2015. A previsão é oriunda da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada na semana passada. O comitê manteve a taxa de juros estável em 14,25% ao ano.
A estimativa em relação ao reajuste da energia elétrica em setembro era de 49,2%, mas foi reajustada na última reunião do Copom para 51,7% sob o argumento de que, tal mudança reflete o fim do repasse das tarifas de custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta do Desenvolvimento Energético (CDE).
No início do ano, o governo anunciou que não pretende mais fazer repasses à CDE em 2015, o valor era estimado em R$ 9 bilhões. Com a decisão do governo, a conta de luz das famílias brasileiras devem sofrer, ainda este ano, aumentos superiores aos registrados em 2014.
Em relação a gasolina, o BC elevou sua projeção de aumento de 8,9% em setembro para 15%. Ainda na ata do Copom, o Banco Central estimou que o preço do gás de cozinha deve sofrer um aumento de 19,9% neste ano, a previsão anterior era de 15%.
Diante da alta tributação sobre a gasolina e o fim dos repasses para a conta de luz, o BC informou que prevê um aumento de 16,9% nos preços administrativos como: telefonia, água, energia, combustíveis, tarifas de ônibus entre outros. Em setembro a previsão era de 15,2%.
CDE
A CDE é um fundo do setor energético utilizado para realizar ações públicas como: prover recursos para o desenvolvimento energético do estados, levar energia a todos os consumidores em território nacional, além de assegurar o equilíbrio da redução das tarifas das concessionárias responsáveis pela distribuição de energia.