Agricultura irrigada pela Cohidro tem apoio do Agroamigo em Lagarto

29 de outubro de 2015 - 18:40, por Marcos Peris

Na última quarta-feira, 28, irrigantes do Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, técnicos, gerentes e diretores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), que administra o pólo agrícola e do Banco do Nordeste (BNB), tiveram um encontro onde o assunto foi o Agroamigo. A linha de crédito da Instituição fornece atendimento diferenciado a Agricultores Familiares. Na ocasião, dois deles assinaram financiamento para aquisição de equipamentos e matrizes poedeiras, projetos abonados pela Empresa Pública Sergipana.

Crédito para o homem do campo

Crédito para o homem do campo

No Programa de Microfinança Rural do BNB, o assessor de microcrédito vai até o produtor oferecer a melhor proposta à sua realidade, de maneira personalizada. Atende exclusivamente aos agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assim pode oferecer juros mais baixos e prazos mais adequados à atividade agrícola. O Gerente do Agroamigo em Sergipe, Marcellus Praça Sasso, explicou a origem desses recursos e considera o acompanhamento técnico executado pela Cohidro, no Piauí, uma garantia a mais para o sucesso dos projetos de financiamento viabilizados no Perímetro.

“O que mantém o Agroamigo é o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e é por conta disso, que ele consegue oferecer uma taxa menor e um bônus de adimplência, conquista que os próprios produtores conseguiram com o tempo de utilização do fundo. No caso específico aqui da Cohidro, além de ser um perímetro irrigado, que já permite que se tenha uma produção maior e também uma diversidade de culturas, a assistência técnica prestada pela Cohidro vai fazer com que fortaleça o trabalho do financiamento ao produtor, faz com que ele consiga ampliar a produtividade”, avaliou Marcellus.

Gerente do Perímetro Piauí, Gilvanete Teixeira organizou o encontro e acompanha o procedimento do Banco junto dos agricultores irrigantes. “Fiz questão de aproveitar o ato da assinatura do contrato, com esses dois produtores iniciantes e trouxe outros agricultores que trabalham em arranjos produtivos semelhantes, para que possam conhecer esta linha de financiamento criada para o perfil deles e assim eles possam tirar suas dúvidas iniciais, para daí solicitarem a visita individual do assessor do BNB”, afirmou, oferecendo a estrutura da Cohidro em Lagarto para as atividades coletivas do Agroamigo, além do acompanhamento do corpo de técnicos agrícolas.

O presidente da Cohidro, Mardqueu Bodano, esteve presente ao evento e agradeceu, em nome de todos agricultores irrigantes, a atenção dispensada pelo BNB a essa promissora atividade agrícola do Perímetro. “A cada dia que volto aqui, observo uma coisa nova, novas modalidades de produção e investimentos em tecnologia sendo feitos na Agricultura Familiar, para que ela se torne mais competitiva e garanta o retorno ao produtor. Só podemos abrir as portas de nossa empresa, quando um parceiro como o Banco do Nordeste vem oferecer um produto que dá suporte a este desenvolvimento do meio agrícola aqui dentro do Piauí”, comentou.

João Quintiliano da Fonseca Neto, Diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, assinalou a importância do ato da assinatura de contrato, por serem dois agricultores que tem propostas voltadas à produção sustentável, de impacto mínimo ao meio ambiente. “São produtores que estão se adequando à produção orgânica, cortando o uso de agrotóxicos e pensando não só no mercado em expansão, ofertado a esses produtos, mas também na saúde de suas famílias, que residem e trabalham nesse mesmo campo de que tiram o sustento”, completou.

Produtores financiados

Também conhecido como “Bosco”, João de Souza sempre atuou sob a assistência da Cohidro na produção de hortaliças no Piauí e nos últimos tempos se destacou no Perímetro ao ser um dos beneficiados pelo projeto de transferência de tecnologia da Embrapa Semiárido para a Cohidro, que trouxe a Lagarto o plantio de campos experimentais de caqui, pera e maçã, com variedades adaptadas à realidade climática do Nordeste. Agora o Produtor obteve um financiamento de R$ 6 mil no Agroamigo, para adquirir um Motocultivador e implementos.

O equipamento vai auxiliar Bosco nos trabalhos de preparação de solo, montagem de canteiros, transporte e roçadeira para as ervas daninhas, já que ele pretende ingressar na produção orgânica e não poderá lançar mão a herbicidas. De pequeno porte e manejo facilitado, a máquina é adaptada a pequenas áreas familiares, tem funcionamento econômico, por ser a óleo diesel, além de ter assistência técnica na própria cidade de Lagarto, localidade da revendedora que fornecerá o Motocultivador.

Já o João Benigno de Jesus, quer criar galinhas de capoeira para a produção de ovos. Ele achou o processo de aquisição de crédito rápido e facilitado. Vai usar os R$ 4 mil financiados para comprar um triturador de fazer a ração das aves e também as matrizes poedeiras, para iniciar a produção. Já experiente com a produção orgânica que cuida com o filho, Genivaldo de Azevedo Jesus, a família agora pretende se inserir na produção agroecológica de animais. Eles também pertencem ao Organismo de Controle Social (OCS) registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), podendo assim vender orgânicos direto ao consumidor final.

Participaram ainda da reunião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto (STR), Ginaldo Correia e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) de Lagarto, Antônio Dantas. E a Gerente de Desenvolvimento Agropecuário (GEDEA) da Cohidro, Sonia Maria Souza Loureiro.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br