- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Cohidro mantém irrigação no Perímetro Jacarecica I
16 de janeiro de 2017 - 08:49, por Marcos Peris
A Cohidro informou nesta semana que, devido ao baixo nível da água na sua barragem do Perímetro Irrigado Jacarecica I, teria que suspender o serviço de fornecimento de água para irrigação aos lotes agrícolas, situados no município de Itabaiana, atendidos pela unidade. A programação técnica da Empresa era de que a interrupção seria feita a partir de hoje, 13 de janeiro de 2017, paralisando a operação do sistema de bombeamento, situação que permaneceria até que a ocorrência de chuvas retome a acumulação hídrica aceitável à captação de água de forma tecnicamente segura ao bom funcionamento dos equipamentos de bombeamento, registros e tubulações.
Após nova avaliação técnica e solicitação dos produtores, preocupada com a situação destas agro-famílias cujo sustento depende da atividade rural, a Cohidro aplicará todos os esforços técnicos para prorrogar o fornecimento de água para irrigação, até que seja possível aos motores captarem água. Mesmo sabendo do risco de possível dano ao maquinário de captação hídrica da barragem do Jacarecica I, a empresa optou por minimizar as possíveis perdas agrícolas.
A Companhia reforça que, paralelo, iniciará uma série de serviços visando melhorar a qualidade da água, capacidade de reservação e segurança estrutural da barragem, instalando equipamentos que desde a sua inauguração, há 30 anos, encontram-se sem operar, tais como: comportas de segurança, tomada d’água e descarga de fundo. Além da manutenção dos registros de distribuição de água e da dragagem dos pontos de captação.
Governo do Estado, através da Cohidro, já vem adotando medidas restritivas desde o mês de Setembro de 2016, quando acordou com a Associação dos Produtores a adoção de um racionamento de água para que as reservas hídricas persistissem até o final do mês de dezembro do mesmo ano, pactuando também que a partir desta data, qualquer início de novos plantios incorreria em alto risco para o produtor, caso não houvesse precipitação pluviométrica suficiente para recarregar a Barragem.
Itabaiana, 13 de janeiro de 2017