- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Preferir
25 de outubro de 2015 - 10:51, por Marcos Peris
Olá, amigos.
Nessa semana, trataremos da regência do vero PREFERIR, que se trata de um dos erros mais comuns do dia a dia. Nas indicações, teremos um livro de um grande cantor brasileiro e um site de estudos para o Enem. Boa leitura!
UMA DICA
Um dos verbos que tem a sua regência mais modificada em seu uso diário é o verbo PREFERIR. Esse verbo pede dois complementos, sendo um com e outro sem preposição. O detalhe é que a preposição que deve ser utilizada é apenas A, e não a expressão DO QUE, como normalmente se usa. Além disso, termos intensificadores como MAIS, MIL VEZES, dentre outros, não devem ser utilizados próximo a esse verbo. Vamos aos exemplos:
USO INCORRETO
Prefiro dormir DO QUE estudar.
Prefiro MAIS carne DO QUE peixe.
USO CORRETO
Prefiro dormir A estudar.
Prefiro carne A peixe.
UM CD
O registro musical da junção de dois dos maiores compositores da chamada “música nordestina”. “Fagner & Zé Ramalho – ao vivo” (Sony Music, 60 minutos, R$ 21,90) é composto por 17 canções interpretadas pelo cearense e paraibano, trazendo clássicos como “Chão de Giz”, “Fanatismo”, “Garoto de Aluguel” e “Revelação”, dentre outros. O cd é derivado de um show ao vivo, gravado no Rio de Janeiro. Um verdadeiro espetáculo para quem gosta da boa música.
UM E-BOOK
Uma das maiores obras do que se convencionou chamar de “Pré-Modernismo”, o livro-referência de Lima Barreto é um dos maiores exemplos da sátira em nossa Literatura. Com um personagem antológico, marcado pelo patriotismo exacerbado e pela cegueira nacionalista, o texto do escritor carioca aproveita para mostrar um Brasil atrasado, distante da modernidade pensada para o século XX que apenas se iniciava. Pode ser encontrado gratuitamente no endereço http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/policarpoE.pdf. Uma ótima leitura e de forma acessível. Altamente recomendável.
Felicidades e até a próxima semana!
Por Moacir Poconé