- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Pela primeira vez, Simão Dias recebe o Selo Unicef 2013-2016
15 de dezembro de 2016 - 00:33, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na manhã da última quarta-feira (14), o município de Simão Dias recebeu pela primeira vez o Selo Unicef. A honraria é concedida àqueles municípios que conseguiram atingir, no período de três anos, a maioria das metas propostas pela Unicef no tocante a política pública voltada para as crianças e adolescentes.
Para o prefeito reeleito de Simão Dias, Marival Santana (PSC), o Selo Unicef foi fruto de um trabalho que resultou em investimentos e melhorias em creches, escolas e postos de saúde, além da criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), que também é uma das metas propostas pela Unicef.
Em seu discurso, que representou a fala dos oito prefeitos dos municípios sergipanos que também receberam o Selo, Marival ressaltou a importância do desenvolvimento de políticas públicas efetivas que garantam o desenvolvimento e a integridade dos jovens.
“Não podemos permitir que em pleno século XXI as crianças sejam tratadas apenas no papel, isso é um absurdo. Elas devem ser tratadas com o devido trabalho. Em nosso município reformamos várias escolas, investimentos em pediatras nas escolas, e nossos profissionais de saúde têm contribuído para que possamos dar uma qualidade de vida as nossas crianças”, discursou o prefeito de Simão Dias.
Entretanto, ainda em seu discurso, Marival lamentou que apenas oito dos 32 municípios inscritos conseguiram receber o Selo. “Essa festa está muito bonita, mas a alegria seria maior se todos os municípios recebessem o Selo. Que bom seria se todos tivessem dado continuidade ao projeto”, lamentou o socialista cristão.
Completando a fala do prefeito de Simão Dias, o vice-governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, falou que os municípios não certificados com o Selo devem ter orgulho do trabalho desenvolvido, pois “significa que eles estão comprometidos com a causa e que podem ser certificados na próxima edição”.
Após o evento, Marival concedeu uma breve entrevista ao Lagarto Notícias e informou que nos primeiros meses do seu segundo mandato uma série de obras serão inauguradas enquanto novos projetos serão desenvolvimentos com vistas a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos simãodiense. “Não tenha dúvidas que Simão Dias vai crescer muito mais do que cresceu em nosso primeiro mandato, e os jovens não ficaram desamparados”, disse o gestor.
O Selo Unicef
A certificação é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Municípios aprovados
Em Sergipe, os municípios aprovados pelo Selo Unicef foram: Aquidabã, Frei Paulo, Itabaianinha, Itabaiana, Lagarto pela quarta vez consecutiva, Propriá, Ribeirópolis e Simão Dias. No Brasil, cerca de 300 cidades foram contempladas.
Comentários das autoridades
Lila Fraga, prefeito de Lagarto: Esse prêmio está mostrando que todos os gestores que estão passando por Lagarto estão trabalhando com dedicação e respeito a sua cidade. Espero que essa dedicação continue para que possamos ganhar o quinto prêmio.
Ítalo Guta, representante do Unicef no Brasil: Receber o Selo traz a responsabilidade de não deixar perder essas conquistas.
Josevanda Franco, coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência: O Selo é um caminho para a cidadania nos municípios, que proporcionam um estilo de vida diferenciado as crianças e adolescentes.
Helena Oliveira, chefe do Unicef na Bahia e Sergipe: É um grande orgulho reconhecer esses municípios, pois ficou claro que eles colocaram a criança e o adolescente no centro das decisões durante uma crise econômica. Para se ter uma ideia, as escolas desses municípios melhoraram suas notas no Ideb. Eles também reduziram a mortalidade infantil. Porém, muita coisa ainda deve ser feita porque o Selo não diz que está tudo perfeito.
Belivaldo Chagas, vice-governador do Estado de Sergipe: O Selo Unicef serve para incentivar os outros municípios a participarem da ação. Claro que é bom ver o resultado final, principalmente da minha querida Simão Dias. Mas isso serve para que os prefeitos pensem ou continuem pensando em seguir os eixos propostos pela Unicef, e tenho certeza que quem começou vai continuar. (Fotos: Ednah Lima)