- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL atendeu quase 950 pacientes no último final de semana; 48 foram vítimas de violência no trânsito
13 de dezembro de 2016 - 06:34, por Marcos Peris
Estratégico para toda a região Centro-Sul de Sergipe, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, atendeu na semana passada 941 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos. É o que apontam os registros do Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com os dados do sistema, ao menos 62 pessoas, vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados, calçadas e escadas, deram entrada no HRL entre a segunda-feira (5) e o domingo (11). Esse número foi praticamente o mesmo registrado na semana anterior, compreendida entre os dias 28 de novembro a 4 deste mês, quando o HRL havia atendido a 63 pacientes vitimados por quedas.
Em comparação à semana anterior, entre a segunda-feira e o domingo passados, houve um aumento em torno de 11% no número de vítimas de violência do trânsito atendidas na unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). De acordo com os dados do Hospub, entre os dias 5 e 11 deste mês, serviço de urgência e emergência do HRL assistiu 48 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos, enquanto no período de 28 de novembro a 4 de dezembro tinham sido atendidas 43 pessoas.
Na semana passada, somente os acidentes com motos e motonetas representaram 91,6% do total de pacientes envolvidos em acidentes atendidos no Pronto Socorro do HRL. Entre a segunda-feira e o último domingo, o hospital atendeu 44 vítimas de acidentes motociclísticos. Além destes, o Hospital Regional de Lagarto ainda assistiu dois pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e dois por atropelamentos.
Em relação à violência urbana, os plantões na semana passada registraram seis casos de agressões físicas, três de ferimentos por arma branca (faca, facão, canivete) e um por arma de fogo. No mesmo período, 30 pacientes deram entrada ainda no HRL com traumas diversos, um após sofrer picada de animal e seis por mordidas de cães. Também na semana passada, o HRL atendeu ainda 12 pessoas que apresentaram quadro de intoxicação e dois pacientes vitimados por queimaduras.
Com o sogro J.S., de 87 anos, internado em uma das enfermarias da Clínica Médica do HRL, a lavradora Maria de Jesus Santos, de 38, sabe bem o quanto é importante poder contar com os serviços de urgência e emergência prestados pela unidade hospitalar de Lagarto. “Meu sogro está internado há 25 dias. Ele tem problemas renais e já havia sido encaminhado várias vezes à Clínica de Saúde da Família (CSF), mas lá não tem internamento”, conta a nora do paciente, que reside no povoado Salobro, em Simão Dias. “O atendimento daqui é ótimo, tanto dos médicos quanto do pessoal da enfermagem. Não sei o que seria da gente se não fosse esse hospital. Não tenho do que reclamar”, reconhece a lavradora
Cobertura
O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
Devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.