- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto é campeã em cargos comissionados no interior de SE, aponta levantamento
12 de dezembro de 2016 - 10:20, por Marcos Peris
A quantidade de cargos comissionados integrados à máquina pública é motivo de polêmicas em inúmeras Prefeituras e municípios. Mas, no caso lagartense, a polêmica ganha projeção. O município é, depois da Capital, o que mais acumula cargos comissionados, de acordo com o Portal da Transparência. São 561 vínculos dessa natureza, divididos entre 494 contratados.
O grande número de comissionados no município tornou-se motivo de indagações ainda maiores na última semana, quando foi anunciada a criação de dois órgãos vinculados à Secretaria Municipal da Ordem Pública – Semop: a Ouvidoria e a Corregedoria. Com os novos órgãos, pelo menos dois cargos em comissão serão também criados.
O Cinform fez levantamento do número de comissionados em 25 municípios sergipanos, levando em conta o tamanho da população. Foram consideradas as cidades com mais de 20 mil habitantes. A apuração mostrou que a cidade tem 50 cargos a mais do que o segundo colocado no Interior, Laranjeiras, que conta com 516 comissionados na Prefeitura.
Contagem
A relação entre quantidade de habitantes e número de comissionados não é diretamente proporcional, ao contrário do esperado. Um exemplo é o caso de Nossa Senhora do Socorro, segundo mais populoso do Estado, que ocupa a oitava posição em se tratando da quantidade de comissionados: 360 cargos para 359 contratados. Laranjeiras, 15º mais populoso, é o terceiro em número de comissionados,
Mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, há outros critérios a se considerar quando se analisa as razões pelas quais um município depende de mais comissionados do que outros. O secretário William Fraga aponta a necessidade de observação do número de órgãos em funcionamento em cada administração, bem como a extensão territorial dos municípios.
“Lagarto é a cidade que tem mais escolas, mas postos de Saúde, mas creches, mais povoados, mais assentamentos, mais equipes médicas… Comparar Lagarto a uma cidade de 20 mil habitantes é, no mínimo, injusto. Temos esse número de habitantes em apenas um povoado. É preciso ver a extensão territorial e o número de estabelecimentos em cada município”, afirma William. (Fonte: Cinform)