- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Tobias Barreto registra saldo negativo de emprego em outubro
29 de novembro de 2016 - 09:02, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O município de Tobias Barreto teve redução nos postos de trabalho durante o mês de outubro de 2016. Esse dado foi revelado através de análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
Pelos números apresentados, o município de Tobias Barreto teve redução de 60 postos de trabalho, tendo como principal responsável, pelo mau desempenho, o setor de serviços. Outro saldo negativo foi observado em Aracaju, que apresentou redução de 1.412 postos de trabalho, identificados na área da indústria da construção.
No estado, o levantamento indicou que, no mês de outubro, Sergipe apresentou um saldo (total de admissões menos total de desligamentos) positivo de 1.932 empregos formais, sendo o primeiro saldo positivo do ano.
Os setores da Indústria de Transformação e da Agropecuária foram os que apresentaram resultados mais representativos, com saldos positivos de 1.873 e 1.448 empregos, respectivamente. O bom desempenho na agropecuária deveu-se ao período de safra da cana-de-açúcar, sendo que a atividade de cultivo da cana-de-açúcar sozinha gerou 1.437 novos empregos. Na Indústria de Transformação, o bom desempenho deveu-se, principalmente, pela fabricação de açúcar bruto, que criou 1.899 novos postos de trabalho, no mês de outubro.
Entre os setores que apresentaram saldos negativos, o pior resultado foi observado na Indústria da construção, com redução de 689 empregos, no mês de outubro de 2016, sendo a construção de edifícios a atividade que mais colaborou para o mau desempenho, contabilizando 461 empregos a menos. O segundo pior resultado foi observado no setor de serviços, com a redução de 439 postos de trabalho, com destaque para a atividade de teleatendimento, com a redução de 135 empregos.
Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, Capela apresentou o melhor desempenho, com a criação de 1.469 novas vagas, principalmente no setor da agropecuária. O segundo melhor desempenho foi observado em São Cristóvão, com 128 novas vagas, geradas principalmente no setor de serviço, ambos em outubro de 2016. (Com informações Kamilla Ribeiro)